Vacinação contra H1N1 e Gripe Comum – São Bernardo

h1n1

Oi amigas….

    As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo iniciam na segunda-feira (11) a vacinação dos chamados grupos de risco contra a gripe Influenza. Esses grupos incluem as crianças de seis meses até menores de 5 anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Já no dia 18, poderão ser vacinados os portadores de doenças crônicas.

    A Secretaria de Saúde de São Bernardo esclarece que não há motivos para correria ou busca sem controle por atendimento, medicação ou vacinação. Houve antecipação do vírus este ano, mas a situação em São Bernardo não é de surto ou epidemia.

    No dia 30 de abril, sábado, as UBSs estarão abertas exclusivamente para a vacinação, das 8h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se estenderá até 20 de maio, no horário de funcionamento normal das UBSs, das 7h às 19h. A vacinação será destinada apenas aos grupos de risco, porque esses segmentos da população são os que apresentam maior possibilidade de complicações por conta do vírus da gripe.

    A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas. Além do vírus A (H1N1) – conhecido popularmente como o vírus da gripe suína -, a vacina visa a proteger a população contra outro vírus tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. Segundo a Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

    Caso a pessoa apresente os sintomas da gripe, com febre súbita e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

    Prevenção – Além da vacinação, há série de medidas preventivas que podem evitar a propagação da doença e estão relacionadas principalmente à higiene pessoal. Entre elas, destacam-se:

    – Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete, principalmente antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz. Da mesma maneira, após tossir, espirrar, assoar o nariz ou usar o banheiro.

    – Evitar tocar nariz, boca e olhos após ter contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimões, superfícies de ônibus, trincos de portas, telefones, teclados de computadores etc, pois o vírus da Influenza penetra e infecta o organismo pelas vias respiratórias.

    – Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente.

    -Evitar compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, canetas, brinquedos, celulares, maquiagem, batom etc.

    – Durante sete dias não frequentar ambientes públicos, como shoppings, cinemas, igrejas, feiras, supermercados etc.

    Fonte: Prefeitura de São Bernardo
assinatura-Bia

Deixe um comentário: