Repaginando a cozinha

parte2-contact

Oi amigas….

     Fim de ano à nossa porta, e a cabeça começa a trabalhar para a anual renovação da casa, organização e decoração, normalmente é nessa época que entra um dinheirinho a mais que procuramos resolver os problemas que surgiram na casa, fazer a manutenção da casa, pinturas, trocas de móveis, eletrônicos, eletroportáteis, enfim dar um jeitinho para tornar nosso lar mais aconchegante, porém como estamos em uma época de “vacas magras”, não podemos arriscar ou comprometer o orçamento doméstico totalmente, trouxe uma dica magnífica, que traz o aconchego e sem gastar muito, uns anos atrás tomei coragem e fui Repaginando a cozinha, teria coragem?

moveis-sem-formica

     Há um tempo atrás eu passei por isso aqui em casa, as fórmicas dos armários estavam se soltando, e por mais que tentasse colar novamente, o resultado não era satisfatório, foi que resolvi ir repaginando a cozinha sem gastar muito.

contact

     Com muita coragem, rolos de papel adesivo, tesoura, estilete, uma régua, um pano macio e muita coragem comecei a repaginada:

     1. Limpei  e sequei as áreas onde pretendia aplicar o papel auto colante. Fiz um teste para ter  a certeza da aderência no meu móvel, afinal, não são em todas as superfícies porosas (madeira, concreto, etc) que o fabricante garante a durabilidade.

     2. Cortei o material em um formato um pouco maior que a medida necessária, deixando sempre para virar para dentro das gavetas e portas.

     3. Descolei a pontinha mais de 5 cm do papel protetor e apliquei o material iniciando a partir de uma das partes da porta e gavetas que seriam revestidas.

     4. Com uma mão, descole aos poucos o papel protetor em diagonal. Com a outra, fixe o produto do centro para as bordas usando uma espátula, ou régua ou o pano, eu tive melhor precisão com o pano, mas depende do que está revestindo e o posicionamento pois às vezes usei os três, tudo que utilizei foi de plástico para não danificar. Pressione bem para evitar bolhas.

     5. Depois de aplicado, chega a hora do acabamento, para ter uma finalização sem cortes, utilize uma lixa de unhas para retirar as sobras, fica perfeito.

     Tem que estar calma, ter carinho e muito capricho, na primeira demora um pouco, afinal fazemos com medo, mas aos poucos vai pegando o jeito:

gabinete-contact

     Esta parte deu trabalho pois a madeira tinha umidade no canto e não ficou lisinho, as gavetas eu tirei e forrei-as na mesa, já as portas, não teve jeito, procurando a melhor posição e assim foi até conseguir, eu deixei rebarbas que virei para dentro, no caso destas portas usei o pano para virar para dentro, pois são arrendondados e tive que revestir todas pois a fórmica já tinha caído, mas  ficou perfeito:

parte2-contact

     Já na minha bancada, pude colocar apenas algumas portas que realmente estavam danificadas para não pesar o ambiente com as cores, eu adorei esta estampa e alegrou minha cozinha, fiquei muito contente com a ideia de ir repaginando a cozinha, e fui partindo para novas opções, hoje não paro de repaginar as coisas….

itens-contact

     Fiz decoração reaproveitando potes de creme e caixas de leite para guardar coisinhas!!!! O pote que veio a ração dos gatos se transformou em lixinho decorativo!!!

painel de menino

painel de menino

 

 

     Não estava sendo mais usado, deixado de canto na parede:

 

 

 

painel de menina

painel de menina

 

 

     Hoje carrega fotos, atividades, datas de provas e eventos que elas adoram participar!!!

 

 

 

     Também repaginei uma prancheta bem velha para as meninas:

prancheta-contact

     No início do ano, fomos à uma feira de trocas de livros didáticos, repaginamos os livros também:

livros-contact

     Estas fotos da cozinha são de 2013, época que tomei coragem para repaginar a cozinha que estava com fórmicas quebradas, soltas e madeira à vista, hoje com o passar do tempo e eu usei desengordurante para fazer a limpeza, este produto é o indicado para não amarelar os eletrodomésticos, eles foram desbotando em algumas partes pois é um produto abrasivo(o fabricante indica apenas sabão neutro, mas como estava na cozinha, assumi o risco!), mas já corri atras da informação para fazer a remoção e repaginar novamente:

     Caso a cola ofereça resistência, aqueça o material com o ar quente de um secador e retire em seguida. Caso fique algum resquício de cola, é só usar álcool ou água e sabão, eu tenho um produto que compro em casas de materiais de construção que se chama Tira-Grude, não é propaganda, mas o produto vai ajudar bastante, tenho certeza, e depois o próximo passo será correr até as lojas e escolher a nova estampa para ir repaginando a cozinha novamente!!!

     Espero que tenham gostado desta dica, sei de pessoas que utilizaram estas dicas na casa toda, quartos (guarda-roupas, camas, cômodas, criado-mudo, sapateiras) escritórios, salas, e até em eletrodomésticos (geladeiras, fogões, maquinas de lavar roupas e louças), eu teria receio mas as pessoas garantem que não deram problemas, mas tenho minhas reservas, com propriedade posso falar dos móveis que já duraram 2 anos, e só vou trocar por uma questão de estética e renovação, passei para vocês o passo-a-passo pois estou querendo ver aquele sorriso no seu rosto assim que receberem os elogios quando as visitas chegarem, e poder falar, eu mesma que fiz!!!!

assinatura-Bia

2 comentários para Repaginando a cozinha

  • Cida Neves  Diga:

    Onde compramos esse material…achei maravilhoso e econômico…

    • beatriz  Diga:

      Normalmente em papelarias… (contact)

Deixe um comentário: