Reeducação Alimentar

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Oi amigas….

     Hoje vim falar com vocês de um assunto muito comentado, mas que deve ser entendido, afinal, muito se confunde com dietas, regimes e até mesmo milagres!!!

     Se você está procurando dicas para manter o corpo em dia, continue….. Afinal não é fácil e o nosso cérebro sabe diferenciar os alimentos e acaba nos pegando em uma bela jaca de vez em quando não é? Mas tem jeito de através da reeducação alimentar, fazermos algumas substituições e sermos felizes à mesa sem ficar triste ao subir na balança…

     De um tempo para cá resolvi dar uma atenção especial ao meu corpo e depois de muitos puxões de orelha, aprendi que o importante é se reeducar e não procurar milagres, pelo menos não enquanto falamos de saúde, qualidade de vida, auto-estima elevada e emagrecimento saudável.

     Eu fiz como a maioria, tentei dietas, fingi que não ligava, que estava confortável, mas não era verdade, e estava tentando enganar a mim mesma, foi aí que  passei na endocrinologista, descobri que tinha alterações na minha tireóide e depois de vários exames e dosagens de medicação, chegamos ao nível ideal e fui encaminhada para a nutricionista, realizei novamente vários exames, para ter certeza que o problema estava em minha alimentação, estava!!!!!

     Mas não admitia e para ser sincera, sim, recebi muita informação (a maioria já sabia, mas não aceitava lá no subconsciente) e muita restrição também, mas foi só depois de um bom tempo apanhando, indo e voltando que me adaptei e aprendi que reeducar não é uma tarefa fácil, afinal estava educada a comer errado, e mudar é sempre difícil, portanto vou lhes indicar sim, procure uma nutricionista e converse, explique sua realidade, suas atividades e principalmente suas dificuldades, o que imagina de fazer e como, com certeza ganhará um tempo precioso, para que não volte com um maço de folhas e horários, de o que, como, quando e de que maneira se alimentar, partir para a reeducação alimentar !!!!

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      Já fiz um post sobre meu início nas atividades físicas  , foi assim que comecei a mudar hábitos e notar resultados, portanto resolvi trazer para vocês as mudanças que fiz em minha alimentação e principalmente as que mantenho, pois muita coisa não deu certo para mim e minha família, mas pode ter dado para outras pessoas, não tenho o interesse, nem sou especialista no assunto, apenas trago as informações que me ajudaram, e foram preciosas para a minha mudança.

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      Já adianto que aqui não estou dando nenhuma dieta, mesmo porque aprendi a duras penas que não dão resultado, e sim a reeducação alimentar, através de opções saudáveis de alimentação, que dão resultado, e irão aprender a apreciar novos sabores, e quando perceberem já criaram o hábito de fazer trocas, lógico que restrições são importantes em determinado momentos, para se alcançar objetivos, mas se estiver em locais sem muita opções, não recuse e sim pegue pouco, prove, mate a vontade com um pedacinho de bolo, um brigadeiro, e por aí vai, afinal a reeducação alimentar é para vida toda, e você pode derrapar se houver muita restrição, se permita conscientemente!!!!

     Cuidado ao montar seu prato, na quantidade certa você atingirá os resultados, coloque  muita salada, verduras e legumes, mas cuidados aos temperos e molhos que podem destruir seu cardápio, um pedaço pequeno de proteínas, carnes na maioria das vezes, carboidrato e uma fruta seria o ideal, mas aos poucos você irá aprender as suas necessidades, dependendo do tipo de atividade física que está praticando poderá precisar de mais carboidrato!!!!

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      Água, faça dela sua companheira inseparável, compre uma garrafinha linda, para estar sempre junto à você e com ela conseguirá ter a exata noção de quanto bebeu por dia, e perceberá que fará uma diferença absurda no organismo, pois seu intestino funcionará melhor.

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      Horários, eles são essenciais para que não coloque tudo à perder, afinal alimente-se a cada 3 horas, como recomendado, não pule as refeições, mantenha algo sempre fácil, frutas, barrinhas, são diversas dicas e assim não teremos fome e comeremos sempre pequenas porções, afinal é este o certo!!!!

     Agora vou contar para vocês, como fiz e o que faço hoje, afinal, depois de vários testes, cheguei onde queria e agora preciso manter, gastei um pouco em itens essenciais, garrafinha para água, potes específicos para armazenar, frutas e lanches na bolsa e sempre que saio tenho algo para beliscar e não cair em tentação, afinal são inúmeras não???

     A primeira coisa que tentamos é ir na sessão light/diet  do supermercado e trazer um monte de coisas caras e esquisitas, pois é, eu fiz isso, kkkkk sinto informar que a maioria delas não deu certo, nem de acordo com meu paladar e muito menos com meu bolso!!!!

     Mas eu gostei do arroz integral, do macarrão também, mas para utilizar diariamente com uma família grande não deu muito certo, então eu faço revezamentos, hora compro o integral, hora o comum, e vamos intercalando e as crianças também estão aprendendo outros sabores e prazeres à mesa, o segredo esta na quantidade de carboidrato.

     Sempre gostei muito de queijo, aliás, eu amooooo, não à toa adoro visitar a Barraca Chagas, quantas delícias….. Mas tem coisa saudável e que pude fazer trocas, como o queijo branco, e também a ricota, com a ricota, aprendi a fazer uma deliciosa pasta para colocar em saladas e comer com torradas.

      Nas refeições principais, acredito que o segredo seja em ter diferentes texturas na boca, eu gosto de deixar tudo separado e pronto para uso na geladeira em potes bem fechados, assim conserva-se a crocância, mantenho, cenoura ralada, pepino fatiado, alface lavada, seca e picada, tomate cereja já lavado, vagem cozida, brócolis cozido, chuchu cozido, azeitonas, ovos de codornas, mandioca pré cozidas (fazem a vez do carboidrato), prontas para ir à Air Fryer (depois falarei sobre elas), são itens que você pode manter facilmente na geladeira e na hora do aperto, monta uma refeição rápida, nutritiva e saborosa.

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     Trocas saudáveis não necessariamente sem sabor, Carnes gordas por magras, aves, peixes, ovos, você deve avaliar a necessidade de embutidos em sua alimentação, muitas vezes nos habituamos com a desculpa da praticidade, eu uso muito a Air Fryer, mas o forno e a frigideira anti-aderente garantem um bom resultado também.

     Outra boa dica para manter a linha são as gelatinas eu uso muito a zero, e gosto, pois não sou muito chegada a coisas “meladas” e sempre as usei, assim como os adoçantes.

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     Frutas, mantenha as frutas sempre frescas, lavadas e algumas já cortadas podem ser o ingrediente salva-pátria na hora que dá aquela vontade de sei lá o que , abrir a geladeira e encontrar uma pêra pronta para consumo é o que há! Exemplos de frutas que você pode armazenar: manga picada, uvas lavadas, maçãs, bananas, laranjas, melão ou melancia já picados, morangos lavados e picados, e por ai vai, tudo depende da época, da região e de sua disponibilidade.

     Acredite, sua força de vontade te levará aonde quiser, ponha um sorriso no rosto e objetivo na cabeça, você chega lá, eu consegui mudar meus hábitos e todos devem conseguir, passe a frequentar as feiras livres,  praticar atividades físicas, deixar o carro na garagem, beber muita água, frequentar parques e eventos esportivos, controle sua ansiedade e sentimentos, canalize as energias positivas e em pouco tempo encontrará maravilhas antes desconhecidas !!!

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3 comentários para Reeducação Alimentar

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