Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica

livros

Oi amigas….

     Já estão abertas as inscrições paraes para o Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados promovido pela Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale (Fatec Itaquera). O curso é voltado a quem concluiu uma faculdade e não teve a experiência da iniciação científica. A ideia é permitir que o aluno conheça esse universo realizando uma pesquisa e comunicando os resultados.

     O programa será desenvolvido ao longo de dois semestres. As aulas começam em outubro e terminam em junho de 2017. Serão cerca de 3 meses para a elaboração do projeto, 3 meses para sua execução e redação de relatório e 2 meses para a preparação de um artigo.

     A ideia surgiu da experiência do professor Rodrigo Moura Lima de Aragão, que leciona no curso de Redação de Projetos de Pesquisa e Artigos Acadêmicos em Português e Inglês para Brasileiros. “Notamos que muita gente sai da graduação sem ter feito iniciação científica e agora quer fazer mestrado ou doutorado”, explica. “Uma das dificuldades é elaborar um projeto de pesquisa adequado.”

     As áreas de pesquisa do programa são Educação, Letras, Administração, Ciência e Tecnologia. O curso é gratuito, tem 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro. Mais informações podem ser obtidas na página do curso.

Objetivo Geral

Habilitar os participantes a iniciar, desenvolver e concluir (comunicar resultados de) projetos de pesquisa acadêmica.

     Objetivos Específicos

     Fornecer aos participantes um repertório essencial de metodologia científica. Familiarizar os participantes com aspectos de forma e conteúdo relevantes para a redação de itens fundamentais da pesquisa científica em diferentes tipos de texto. Capacitar os participantes a redigir (1) projetos de pesquisa, (2) relatórios de pesquisa e (3) artigos para periódicos acadêmicos. Proporcionar aos participantes orientação e acompanhamento para a realização de estudos em domínios variados, desde a etapa de projeto até a etapa de comunicação de resultados.

     Pré-Requisito

     Projeto de extensão dirigido a profissionais graduados (bacharéis, licenciados e tecnólogos) da comunidade externa e interna (professores e funcionários) da Fatec Itaquera. O aceite final da inscrição será condicionada à apresentação de documentação comprobatória (cópia de certificado de conclusão ou de diploma de curso superior e de documento de identidade).

     Estrutura

     O Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados será composto por (1) aulas de redação e metodologia científica, (2) sessões de orientação de projetos e (3) atividades individuais de estudo e pesquisa. As aulas serão ministradas nas terças-feiras, das 13 às 15h, a partir de 4 de outubro de 2016. As sessões de orientação serão agendadas com o professor responsável e ocorrerão antes ou após as aulas (das 12 às 13h ou das 15 às 16h). As atividades de estudo e pesquisa deverão ser realizadas pelos participantes conforme sua disponibilidade; estima-se que serão necessárias de 2 a 6 horas semanais para sua realização.

     Vagas

     20 vagas. Número mínimo de inscrições para a realização de entrevistas: 10 (dez). Número mínimo de candidatos aprovados para a realização do projeto: 5 (cinco).

     Período de Realização

     4/10 a 13/12/2016 e 14/2 a 20/6/2017.

     Dia e Horário das Aulas

     Terças-feiras, das 13 às 15h.

     Dia e Horário das Sessões de Orientação

     Terças-feiras, das 12 às 13h ou das 15 às 16h. (Os participantes serão divididos em dois grupos para as sessões de orientação. As sessões serão agendadas no início do programa e ocorrerão quinzenalmente.)

     Modalidade

     Presencial.

     Carga Horária

     56 horas de aulas e 14 horas de sessões de orientação distribuídas ao longo de dois semestres (total = 70 horas).

     Critérios de Aprovação

     Presença em ao menos 75% das aulas e sessões de orientação e cumprimento das tarefas (projetos, relatórios e artigos) com desempenho satisfatório (nota mínima: 6,0).

     Professor Responsável

     Me. Rodrigo M. L. de Aragão.

     Local de Realização

     Fatec Itaquera –Avenida Miguel Ignácio Curi, 360, Vila Carmosina/Itaquera, São Paulo (próximo à Estação Itaquera do Metrô).

     Período de Inscrições

     19/8 a 13/9/2016.

     Critérios de Seleção dos Participantes

     Os participantes serão selecionados, primeiro, pelos textos apresentados no formulário de inscrição (carta de motivação). Após essa primeira etapa, serão realizadas entrevistas e análise documental. (Para mais detalhes, consultar a seção Processo Seletivo.)

     Divulgação dos Participantes Selecionados

     27/9/2016 (terça-feira, por e-mail e no site).

     Investimento

     Não há cobrança de taxas ou mensalidades (o programa é gratuito).

     Fonte: Governo do Estado de São Paulo

     Boa Sorte a todos, seu futuro pode mudar !!

assinatura-Bia

Deixe um comentário: