Organizar ambientes

cozinha

Oi amigas….

     Hoje resolvi mostrar algumas dicas de como organizar ambientes, ou reorganizar, difícil né? Na verdade acredito que a palavra organizar força uma preguicinha básica kkkk….

     Mas existem momentos em que notamos o quanto vamos acumulando coisas e percebemos que além de não necessitarmos, muitas vezes acabam até nos atrapalhando, é nesta hora que devemos tomar uma atitude, lógico que para variar só um pouquinho, isto nem sempre acontece como deveria, então vou passar algumas dicas que uso e assim que tiver aquele tempinho livre para mexer um pouco nas coisas aproveite, pois até para organizar, um pouco de organização faz bem, e você perceberá que faz um bem danado por ordem na bagunça, talvez um pouquinho de cada vez e vamos conseguindo que tal???

     Organizar a organização, kkk, primeiro passo música ambiente, alimentação pronta ou lanchinho semi-pronto, não teremos como parar tudo para ir cozinhar, com certeza tudo irá ficar jogado em um canto qualquer, então este passo é essencial, pois saco vazio não para de pé, kkkk feito isto, com roupas confortáveis e um sorriso no rosto, precisará de muito humor para esta tarefa, portanto respire fundo e vamos arregaçando as mangas….

     Para começar ….

     Separando Materiais:

     Você pode reutilizar várias coisas, potes de sorvete, embalagens de alimentos diferenciadas ( potes de fermento,  batata frita, de margarina, achocolatados…), latas diversas, caixas de sapato, rolos de  papel higiênico e toalha, potes de cremes de cabelo, latas de panetone e bolachas, caixas de cereais podem virar porta revistas, papel de presente, fitas adesivas, papel autocolante, enfim não faltam dicas para reutilizar estas preciosidades que todos temos em casa, separe estes materiais e todos os que sua imaginação encontrar para sua organização, não se esqueça de sacos, luvas e um espaço para esta separação.

      Avalie o ambiente e suas necessidades, existem várias possibilidades, portanto analise com carinho o motivo da organização e a necessidade de guardar roupas, objetos, livros, etc, pois teremos que separar o que guardar, o que doar e o que jogar fora….

     Alguns itens são muito uteis e vou descrever um pouquinho:

     Dicas para reutilizar os rolos de papel higiênico:

     Coloque-os em pé em uma caixa para guardar cabos, ou pode apenas por os cabos dentro e com caneta marcar de qual aparelho é, isso facilita bastante, dependo do numero de equipamentos que você tem, também tornam-se  porta canetas, pincéis aí dependendo da sua paciência e talento poderá decorar , pintar, enfim…..

papel-higienico

     Caixas, grandes, pequenas, médias:

     Caixas de leite vazias, caixas de bombom, caixinhas de balas, cereal, sapatos, garrafas PET, são materiais que se transformá-los terão muita utilidade, muitas vezes ficamos presas nas caixas organizadoras, sim, são ótimas e as tenho, mas reaproveito estas embalagens que servem para inúmeras funções, eu aposto muito em potes de sorvete para separar as coisas, muitas vezes é o tamanho certo da altura de sua gaveta, você pode utilizar para várias coisas, guardar lingerie, meias, biquínis, cabos, carregadores e afins.

meiaa

     Não se esqueça, tudo que reutilizar terá de higienizar muito bem, e a partir daí poderá usar como nichos para suas gavetas, neste caso as de leite são perfeitas para coisas pequenas inclusive para separar meias calcinhas e cuecas para isso você deverá cortar um pouco abaixo da altura da gaveta, você poderá colá-las, prender com fitas, encapar com papel de presente ou simplesmente encaixar na gaveta, para que peças pequenas não se percam ou simplesmente para manter uma organização, também servem como vasos, porta canetas, enfim o que não faltam são possibilidades para reutilizar estas preciosidades que todos temos em casa, separe estes materiais para sua organização….

caixas

     As caixas organizadoras podem ser usadas em praticamente todos os cômodos da casa, sendo transparentes  ou não uma boa dica é sempre etiquetar!! Facilita o reconhecimento do que e aonde está! Darei algumas dicas de como utilizá-las, mas tenha sempre em mente o material dela deve comportar o peso de seu conteúdo, nunca utilize uma caixa frágil para armazenar algo pesado, vejam as dicas:

     Na cozinha:

     Você poderá usá-las para guardar objetos pequenos e/ou de pouco uso, artigos de confeitaria, forminhas para doces e salgados, apetrechos para foundue e petiscos, injetores de temperos, porta copos, acessórios em geral, conservam muito bem biscoitos, macarrão, chocolates, panos de prato e infinitos produtos que podem ser melhor acondicionados nelas ao invés das gavetas, sendo sempre muito útil, além das caixas existem vários modelos de cestas que também quebram um galho enorme e como possuem variados tamanhos, facilitam a organização, algumas até são empilháveis, outros acessórios você encontrará no mercado e são fantásticos, porta xícaras e taças, prateleiras para armários, suporte para pratos, suporte para as tampas de panelas ficarem na porta dos armários, isto lhe aumentará o espaço útil de seu armário, são muitos produtos que você encontrará para lhe ajudar na tarefa de organizar e que nos faz ganharmos muito espaço na cozinha….

cozinha

     No banheiro:

     Podemos utilizá-las para guardar e conservar fora da umidade, já que no banheiro não conseguimos fugir deste problema,  assim poderá manter absorventes, pastas e escovas de dente, creme de barbear, fio dental, lâminas, pinças, escovas, pentes e prendedores de cabelos, algodão, cotonetes, enfim a lista é enorme e depende de como e o que  mantém neste ambiente.

wc

     No escritório:

     Aqui poderá organizar pastas com documentos, fotos, clipes, canetas, lápis, borracha, grampeador, pen drives, HDs, Ipods, enfim….

office

     Agora sim, que já sabemos o que e como utilizar as embalagens e produtos específicos para organização,  vamos fazer uma triagem de acordo com o tempo que não usa, e qual a necessidade de guardar, esta dica vale para roupas, sapatos, eletrônico, jogos, brinquedos, livros, utensílios domésticos, eletroportáteis, enfim…. se está em casa tem que organizar, seja sincera, as vezes temos um apego, um sentimento especial mas não estamos usando e sim guardando será que existe uma possibilidade de reutilizar? Vale a pena guardar? Agora é necessário ter muito claro os critérios utilizados para isto, e se esforçar para praticar o desapego e ficar apenas com o que lhe é útil!!

     Organizando Calçados:

     Outra dica valiosa, é na troca de estação rever seus calçados, deixe arejar bem antes de guardar, limpe as botas e sapatos fechados que dificilmente usará no verão, revise se precisar leve agora para o sapateiro arrumar o salto ou algum probleminha que apareceu após a estação, tudo pronto para guardar,no caso das botas, o ideal para os canos longos é estarem com o cano esticado e na vertical para não deformar, calma existem inúmeras maneiras de fazer isso trouxemos algumas ideias, garrafas pets com um pouco de areia para fazer peso, revistas enroladas, jornal amassado dentro de sacos plásticos, espaguetes de piscinas cortados, enfim… existem até protetores e suportes que você poderá adquirir em lojas especializadas, feito isso acomode-as em sacos de TNT, ou até mesmo na própria caixa da compra desde que faça furos, sabemos você verá o que é melhor para seu caso, e se não conseguir mantê-las na vertical, deite-as, no guarda-roupas, ou até embaixo da cama, sei que encontrará um cantinho específico para isso . Já vi pessoas que guardam em cabides, mas fico com receio que marque, mas também é uma alternativa. O melhor na hora de guardar os calçados é separar por estilos e cores, facilitando a escolha na hora de sair.

     Organizando o Guarda-Roupa:

     Esta dica todas já ouvimos, mas poucas seguem, vamos relembrar, kkkk, após a triagem onde deveremos manter apenas o que realmente cabe e será usado, mesmo que adore algumas peças, verifique seu estado de conservação, sua cor, costura, se já está gasta, analise criteriosamente suas roupa, somente depois disto deveremos fazer a separação por estação, e aí o que vai para o guarda-roupa???

     Os cabides de preferência da mesma cor e tamanho, nem sempre é possível, devemos dispor as roupas em degradê e da manga maior para a menor, das estampas, partindo para tons claros, deverá verificar a necessidade de uso e deixar sempre à mão o que utiliza com mais frequência…

cabides

       Esta ordem serve não só para as roupas penduradas como para as que ficarão nas gavetas e prateleiras também, todas devem estar no mesmo tamanho, para que possam ser melhor visualizadas, e para isso acontecer de maneira fácil e rápida, existe um “dobrador”, você encontrará como moldes prontos em casas especializadas, mas pode preparar seu próprio molde com papelão ou até mesmo papel cartão, e para as mais apressadinhas, usem uma revista como padrão. Aqui em casa guardamos as peças enroladas e podem ser facilmente visualizadas desde que separadas por estilos. Mas hoje trouxe para vocês a opção de dobradas, todas do mesmo tamanho através do “dobrador” que neste caso foi feito em casa.

camisetas]

     Cada uma de nós encontrará a melhor maneira de se achar, o importante é que perceba, e irá notar rapidamente que achará as roupas mais facilmente após tirar as peças que entulhavam seu guarda-roupa.

     Outra dica são os sacos à vácuo, que economizam muito espaço e mantém as peças sem o odor característico de guardados, afinal a cada troca de estação devemos lavá-los e guardar, senão a bagunça reina em casa.

sacos-a-vacuo

     Espero que tenham gostado das dicas, estes são alguns itens que podem ser usados para organizar sua casa, ou um determinado ambiente, aos poucos vou trazendo sempre mais para vocês, como reciclar, como separar, enfim este é um tema amplo, afinal aprendemos diariamente e organizar é uma tarefa cotidiana, pois para manter a ordem, exige disciplina, e devemos nos policiar principalmente ao trazer/ comprar coisas novas para casa, o ideal é tirar o velho para entrar o novo, e este só deve entrar quando realmente se faz necessário.

assinatura-Bia

 

Deixe um comentário: