Oficinas de restauração de livros

livros

Oi amigas….

    Olha que interessante, além de ser um diferencial é gratuito e permanente!!!! As pessoas interessadas em aprender a restaurar ou higienizar livros podem se inscrever em duas oficiais oferecidas pela Fundação Cultural do Pará. As duas serão ministradas no mês de junho.

    As oficinas foram criadas com o intuito de auxiliar no restauro de obras que fazem parte do acervo da Biblioteca Arthur Vianna. A coordenadora de Processos Técnicos da Fundação, Suzana Tota, afirma que são recuperados mensalmente cerca de 150 livros.

    “O acervo da Arthur Vianna conta com mais ou menos 800 mil exemplares, dentre os quais obras raras e antigas que precisam ser restauradas. A equipe que faz esse trabalho é muito pequena, então, com as oficinas, a produtividade aumentou permitindo que os livros voltem a circular.”

    Suzana Tota ressalta a interação das atividades de restauro com a comunidade. “As oficinas também promovem a disseminação do conhecimento, considerando que não fazemos exigências quanto ao nível escolar ou pré-conhecimentos acerca da técnica, tampouco cobramos por isso. O acesso às oficinas é amplo”, diz.

    Higienização

    O curso de higienização já foi realizado em municípios do interior, como Santarém e Abaetetuba, e também da região metropolitana de Belém, como Ananindeua. Com o suporte do acervo da Biblioteca Arthur Vianna, que é transportado para os locais onde as oficinas acontecem, o curso tem duração de uma semana e é definido pela Diretoria de Leitura e Informação da FCP.

    Suzana afirma que as inscrições para as oficinas ficam abertas permanentemente. “Contamos com uma espécie de fila de espera, onde a pessoa é notificada quando surge uma vaga. Basta apenas que mantenha o seu cadastro na Fundação Cultural do Pará atualizado.”

    Serviço

    A oficina de restauro será ministrada de 6 a 30 de junho, no horário de 13h as 17h, com 15 vagas disponíveis. Já a oficina de higienização terá sua primeira turma capacitada entre os dias 30 de maio e 10 de junho, e a segunda entre os dias 13 e 24 de junho, no horário de 8h ao meio dia. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (91) 3202-4377 ou pelo e-mail: cpros@fcp.pa.gov.br.

    Fonte:  G1

assinatura-Bia

Deixe um comentário: