Inscrições para os CURSOS LIVRES do CLAC 2016

Cursos livres clac

Oi amigas….

    O Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC) da Prefeitura de São Bernardo abriu nesta segunda-feira (21) inscrições para os cursos livres de 2016. Os interessados têm até o dia 31 de março para buscar uma vaga.

    O candidato que deseja ingressar no curso deve preencher o formulário online . Todos os cursos são gratuitos e ministrados na sede do Centro Livre de Artes Cênicas, localizado nas dependências do Centro Cultural Baeta Neves/Teatro Abílio Pereira de Almeida (Praça São José, 240, Baeta Neves).

    As vagas são abertas a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos na área, moradores ou não de São Bernardo.

    Após o encerramento das inscrições, a secretaria divulgará a lista de aprovados via Facebook e também no mural do Clac.

    As aulas terão início a partir do dia 11 de abril.

    Confira a relação dos cursos oferecidos:

  • ESTUDOS DO MOVIMENTO ACROBÁTICO

    O curso combina elementos das linguagens de dança e artes circenses, com propostas de exercícios solo, em duplas ou em pequenos grupos para a composição de células de movimento que se desdobram em composições coreográficas. As técnicas circenses de acrobacia de solo que serão trabalhadas propõem que os participantes percorram diferentes níveis de habilidade com inversões, saltos, giros, ativação do centro de gravidade, estruturação e tônus de sustentação dos membros, disponibilizando, assim, mais variações de movimento.

    Público alvo: artistas em geral que tenham algum desenvolvimento motor -sejam nas áreas do circo, dança, teatro e música.

    Idade: acima de 16 anos

    Máximo 15 vagas.

    Segundas-feiras – 14h às 17h

    PROCESSO SELETIVO: 04/04/2016

    Duração – 2 módulos:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Módulo 2 – 01/08/2016 – 29/10/2016

    Edson Lima:

    Coreógrafo/bailarino e educador em dança, diretor e fundador do Núcleo Ximbra, por onze anos dançou na Cia Tetro/dança Ivaldo Bertazzo. Atua no coletivo Estopô Balaio de teatro, é organizador dos Saraus do Peixe e Urutu e intérprete/criador do trabalho Performance Suíça.

  • LABORATÓRIO DE INTERPRETAÇÃO: FUNDAMENTOS DO REALISMO NO TEATRO.

    O curso oferecerá uma experiência laboratorial em que os participantes poderão pesquisar e vivenciar, na prática, as bases de uma interpretação teatral realista. Partindo do estudo da ação física, o trabalho se desenvolverá no sentido da busca de uma composição realista de caráter teatral, alinhada com questões sociais da nossa contemporaneidade.

    Público alvo: estudantes do CLAC, além de interessados em geral com alguma experiência em teatro.

    Idade: acima de 16 anos

    Máximo 15 vagas.

    Segundas-feiras – 17h às 19h

    PROCESSO SELETIVO: 04/04/2016

    Duração – 1 módulo:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Abel Xavier:

    Profissional das áreas de Educação e Artes Cênicas, bacharel em Interpretação Teatral pela Unicamp e com licenciatura plena em Artes pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Especialista em Gestão de Projetos Culturais e eventos pelo CELACC – USP. Como educador, trabalha na educação básica e centros livres de formação artística e também como orientador pedagógico na área de artes. Como artista, atua na área de interpretação teatral, pesquisando poéticas do ator no uso de materiais não dramáticos e dramaturgias inéditas. Faz parte do Coletivo Labirinto, equipe na qual está em processo de criação a partir de textos do dramaturgo Tennessee Williams.

  • EM CENA O SOM: ESTÚDIO EXPERIMENTAL EM MÚSICA E ARTES CÊNICAS

    O curso é um espaço de pesquisa e criação aberto para artistas cênicos de todas as linguagens (teatro, dança, circo, performance e música), experientes ou iniciantes, além de todo o público em geral, interessado em investigar as possibilidades poéticas na relação entre som e cena. Através de estudos e práticas criativas sobre peças de música cênica contemporânea e cenas do teatro musical, os participantes irão explorar as relações entre o corpo, a cena e o som.

    Público alvo: Artistas-aprendizes ingressantes, em formação ou recém-formados no CLAC, além de profissionais e iniciantes das linguagens cênicas (teatro, dança, circo, performance e música).

    Idade: acima de 16 anos

    Máximo 25 vagas.

    Terças-feiras – 16h às 19h

    PROCESSO SELETIVO: 05/04/2016

    Duração – 2 módulos:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Módulo 2 – 01/08/2016 – 29/10/2016

    Luciano Mendes de Jesus:

    Ator, músico, pesquisador e professor. Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP e técnico em Percussão Popular pela EMESP. Atualmente desenvolve mestrado em música na ECA-USP, a cerca do desenvolvimento das questões sonoro-musicais na obra artística de Jerzy Grotowski. Recentemente integrou a equipe do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália).

  • ESTÉTICAS REALISTAS E SUAS RUPTURAS: ARTE E AS RELAÇÕES ENTRE FORMA E CONTEÚDO COMO REFLEXOS DA HISTÓRIA

    Um dos objetivos centrais do curso é discutir o lugar Realismo no fazer artístico contemporâneo e em suas mais diversas manifestações (artes plásticas e cênicas, em particular), propondo, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre como a estética realista dialoga (ou deixar de dialogar) com um público que tem sua sensibilidade e “gosto” fortemente enraizados nos pressupostos e formas do Realismo. Como pressuposto básico, e baseado nas teorias marxistas para o estudo da Estética e da Arte, buscaremos compreender como, no decorrer da História (com distorções e contradições), as manifestações artísticas e culturais refletem aquilo que se passa na base da sociedade (em termos econômicos, políticos, sociais etc.), como também no campo do imaginário (dos mitos às teorias; dos desejos sociais compartilhados às ideologias).

    Público alvo: interessados com ou sem experiência prévia.

    Idade: acima de 15 anos

    Máximo 30 vagas

    Quartas-feiras – 13h às 16h

    PROCESSO SELETIVO: 06/04/2016

    Duração – 2 módulos:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Módulo 2 – 01/08/2016 – 29/10/2016

    Wilson Honório da Silva:

    Graduado em História (FFLCH-USP), com mestrado em Cinema (ECA-USP). Professor em instituições privadas de ensino superior nas áreas de História, Comunicação e Pedagogia. Professor de História da Arte no Centro Livre de Artes Cênicas. Pesquisador e responsável pela formação em áreas relacionadas às opressões (racismo, machismo e LGBTfobia) no Instituto Latino-Americano de Estudos Sociais e Econômicos (Ilaese).

  • INICIAÇÃO BALÉ

    O curso propõe um primeiro contato com a linguagem do balé, alinhado ao trabalho desenvolvido pela professora e pesquisadora Zélia Monteiro – que relaciona o ensino da técnica da escola italiana com um trabalho mais aprofundado de consciência corporal vinculado ao Klauss Vianna. A proposta é priorizar a qualidade dos movimentos realizados ao invés da quantidade de conteúdo, ou seja, trabalhar as bases do COMO fazer e não a demonstração do O QUE fazer, segundo os princípios da técnica clássica.

    Público alvo: interessados com ou sem experiência prévia.

    Idade: acima de 15 anos

    Máximo 15 vagas

    Quintas-feiras – 17h às 19h

    PROCESSO SELETIVO: 07/04/2016

    Duração – 2 módulos:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Módulo 2 – 01/08/2016 – 29/10/2016

    Marcela Pereyra Páez:

    Professora do CLAC desde 2015, é atriz bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (CAC-ECA-USP) e bailarina formada pelo método da Royal Academy of Dance (RAD) junto ao Estúdio de Ballet Cisne Negro. Intérprete-fundadora do coletivo MUMBRA corpomóvel.

  • PRODUÇÃO CULTURAL

    O curso propõe que os participantes entrem em contato com o universo da produção cultural através do estudo de editais e leis de incentivo, e do exercício do planejamento e elaboração de projetos culturais.

    Público alvo: interessados com ou sem experiência prévia.

    Idade: acima de 16 anos

    Máximo 30 vagas

    Sexta-feira – 17h às 19h

    PROCESSO SELETIVO: 08/04/2016

    Duração – 1 módulo:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Thaís Póvoa:

    Mestranda em pedagogia teatral na USP. Bacharel em artes cênicas com habilitação em teoria teatral pela USP. Atriz formada pela EAD.

  • DANÇA MODERNA: TRAJETÓRIAS, INVESTIGAÇÕES E CAMINHOS PARA O MOVIMENTO

 

    Com base nos princípios da técnica Martha Graham e o olhar sobre a dança de Klauss Vianna, este curso objetiva ampliar a consciência corporal sobre a ação de dançar, investigar os diferentes caminhos do movimento e os elementos que o compõem a partir de exercícios, estudos técnicos e experimentações coreográficas dentro dos parâmetros da dança moderna.

    Público alvo: interessados com ou sem experiência prévia.

    Idade: acima de 16 anos

    Máximo 15 vagas

    Sábados – 13h às 16h

    PROCESSO SELETIVO: 09/04/2016

    Duração – 2 módulos:

    Módulo 1 – 11/04/2016 – 02/07/2016

    Módulo 2 – 01/08/2016 – 29/10/2016

    Rose Prado:

    Orientadora de Dança no CLAC, estudou técnica Graham com André Velazquez (Santiago-Chile), é concluinte da Especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP). Estudou Dança Moderna com Beth Bastos, com a qual iniciou também seus estudos sobre Klauss Vianna (2001). Fez parte do Núcleo Angatu de Pesquisas Cênicas Corporais, atualmente é integrante da Cia. Santo Expedido DE Causas Urgentes, desenvolve trabalhos de preparação corporal para companhias da Grande São Paulo e assistência dramatúrgica corporal para a companhia germano brasileira Rapt Track.

    Sempre Mais, trazendo opções de curso para se aprimorar, aprender e colocar aquele sorriso lindo em seu rosto!

    Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

assinatura-Bia

Deixe um comentário: