Oi amigas….

Muito foi falado sobre a vacina HPV, que foi incluída para as meninas entre 9 e 13 anos de idade, agora chegou a vez dos meninos. A vacinação contra o vírus HPV ocorre nas 455 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo para meninos e homens. O foco é em dois grupos: todos os meninos que tenham 12 e 13 anos de idade e de 9 a 26 anos que vivem com HIV.  As doses podem ser aplicadas de segunda a sexta, das 7h às 19h. A relação dos postos está disponível no telefone 156.

“O objetivo da vacinação é diminuir a incidência de câncer de pênis e também a transmissão de HPV para as meninas”, explica a coordenadora de Imunização do Município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger.

Os meninos de 12 e 13 anos deverão tomar duas doses, com intervalo de seis meses. O outro grupo, de 9 a 26 anos com HIV positivo, deve apresentar prescrição médica e tomar três doses, com intervalos de dois e seis meses após a 1ª dose.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 80% do público-alvo, que corresponde a aproximadamente 86.500 meninos de 12 anos e 88.500 de 13.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a previsão é que em 2018 sejam vacinados meninos de 11 e 12 anos, em 2019, meninos de 10 e 11 anos e em 2020, de 9 e 10 anos.

A vacina entrou para o Calendário do Programa Nacional de Imunização em 2014 e estará disponível nas UBS da cidade durante todo o ano. Até 2016, estava disponível apenas para meninas e mulheres.

As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são:

– Reação anafilática aos componentes da vacina;

– Reação anafilática em dose anterior;

– Para meninas e mulheres: gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Sempre Mais, trazendo informações e dicas para a saúde de sua família!

assinatura-Bia