Hora do Enem

hora do enem mec

Oi amigas….

     Hoje venho trazer uma informação fantástica, foi lançado o  Hora do Enem, é um projeto pensado para você quem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

     Existem opções: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

hora do enem mec

     Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O Enem

     O objetivo dos estudantes concluintes do Ensino Médio, é ter em mãos o diploma universitário, e pode ser uma conquista e tanto!!!! Para você dar o primeiro passo nessa direção, e ser bem aprovado na prova do Enem, esta é uma ótima oportunidade, afinal a nota do exame é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas, ao substituir ou complementar o vestibular.

     Ao participar do exame, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas oferecidas por instituições públicas. Pode também se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento de cursos superiores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

     Para quem é aluno do 3º ano do Ensino Médio, pode acompanhar pela TV Escola o programa Hora do Enem. A cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões que já caíram nos anos anteriores e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem.

     A partir de maio, sintonize na TV Escola de segunda a sexta às 18h. A reprise vai ao ar às 7h e às 13h.
Não pode ver durante a semana? A solução está mais fácil do que você imagina. Assista a todos os episódios da semana na sequência aos sábados, 15h, e aos domingos, 6h.

     Existe também a possibilidade de ter o arquivo no seu computador ou celular, poderá baixar todos os episódios e assistir onde e quando quiser!

     Você que está se preparando para o Enem pode se preparar para o Exame usando o computador, o tablet ou o celular. Funciona assim:

hora do enem

 

     PERGUNTAS FREQUENTES:

     1 – O que é O Hora do Enem?

     O Hora do Enem é um projeto pensado para que você, estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio encontre uma forma de estudar que se encaixe com o seu perfil.

 

     2 – O que eu vou encontrar na Plataforma de Estudo Hora do Enem?

     Na Plataforma de Estudo Hora do Enem você encontrará um conteúdo completo de preparação para o Exame:

  •      Boletim de notícias diário com informações sobre o Enem;
  •      Programa televisivo: a cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem;
  •      Vídeo resoluções com questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores para você assistir e baixar;
  •      Videoaulas em que você poderá avaliar o conteúdo, comentar, compartilhar, classificar e curtir e plataforma de estudo personalizada com planos de estudos, exercícios e simulados on-line.

     3 – Como será o Boletim de TV – Dicas do Enem?

     O Boletim com dicas do Enem tem caráter informativo e uma duração de até 2 (dois) minutos. Informará sobre todo e qualquer aspecto envolvendo o Enem, desde a sua organização e aplicação, até os aspectos de conteúdo das questões e orientações de todo tipo voltadas para os estudantes.

 

     4  – Qual é o formato do programa de TV?

     É um programa com 30 minutos de duração e exibição diária, de segunda a sexta-feira. No primeiro e no segundo blocos, o programa apresenta informações gerais sobre o ENEM, notícias e orientações, e comenta 2 questões do exame dos anos anteriores.  No terceiro bloco, um convidado é recebido no estúdio para ampliar a discussão do Enem para além dos conteúdos trabalhados nas provas. Pode-se convidar um professor, um orientador pedagógico, um gestor escolar, um especialista em educação, um dirigente ou mesmo um estudante – cada qual aportando a sua visão crítica do exame e a sua experiência pessoal.

 

     5 – Quando os boletins e o programa serão exibidos na TV Escola?

     Em maio o Boletim Hora do Enem e o Programa Hora do Enem com dicas, entrevistas e resoluções comentadas de questões de anos anteriores do Enem começam a ser exibidos na grade de programação da TV Escola.

 

     6 – Em qual canal de TV eu posso assistir aos programas do Hora do Enem?

     Você pode assistir pelo sinal aberto digital que já está disponível nas seguintes cidades:

  •      Brasília – Canal 2.3
  •      São Paulo – Canal 3.3
  •      Rio de Janeiro – Canal 2.3

     Pela parabólica em sinal analógico:

  •      Polarização horizontal – Frequência 3770

     Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

 

     7 – Como Funcionam os simulados on-line?

     O Geekie Games disponibilizará 4 simulados em 2016 para todos os alunos inscritos na plataforma. Os simulados contam com itens no formato Enem e nota TRI que pode ser comparada com a nota de corte do Curso e Faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil.

 

     8 – Quais as datas dos simulados?

     O 1º simulado aconteceu no dia 30 de abril, mas devido a grande procura terá uma “reprise”. A mesma prova ficará novamente disponível na plataforma ‘Hora do Enem’ de 8h de sábado (7/5) até as 20h de domingo (8/5). O 2º será no dia 25 de junho, o 3º dia 13 de agosto e o último será nos dias 8 e 9 de outubro.

 

     9 – Como vai funcionar o dia do simulado?

     Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de Abril o 1º Simulado será liberado e você deverá entregar o seu simulado até às 23:59 do mesmo dia (respeitando o máximo de tempo permitido no simulado em específico e o horário limite de entrega).

 

     10 – Onde eu posso fazer o simulado?

     Você tem a opção de fazer o simulado da sua casa, da escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Universidades e Institutos Federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à internet.

     Para fazer seu simulado, basta se cadastrar no Geekie Games e acessar a seção ‘Simulados’ nos dias dos eventos. Não se esqueça de checar as configurações mínimas de internet e software aqui.

 

     11 – Quantas questões terão o simulado?

     Os três primeiros simulados terão 20 questões por área de conhecimento, com um total de 80 questões cada um. O 4º simulado terá 45 questões por área de conhecimento, com um total de 180 questões seguindo o mesmo modelo do Enem.

 

     12 – Quanto tempo tenho para fazer o simulado?

     Você terá uma média de 3 minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do Enem. Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. Os três primeiros simulados, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no 4º e último simulado), você terá um tempo de 2h e 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como no exame do Enem – 9h de prova.

     Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso você não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.

 

     13 – Quando eu consigo visualizar minha nota do simulado?

     Após finalizar os simulados, você receberá automaticamente um relatório indicando a sua nota TRI naquela prova e a comparação dessa nota com a do seu curso e faculdade escolhidos.

 

     14 – A nota do simulado vale para o Enem?

     A nota obtida no simulado NÃO é válida para o Enem. Apesar do alto nível de rigor que aplicamos na criação dos simulados, não podemos garantir que a nota exibida será a sua nota no exame Enem. Apenas use essa nota como um guia para avaliar como está a sua proficiência em uma dada área do conhecimento.

 

     15 – O que é a plataforma de estudo adaptativo Geekie Games?

     É uma plataforma de estudo que tem como objetivo auxiliar na preparação para o Enem. Nela você poderá estudar com Plano de Estudos personalizado, ter acesso a videoaulas, exercícios e simulados.

 

     16 – Como faço para acessar a plataforma de estudo adaptativo Geekie Games? O acesso é gratuito?

     O Programa Hora do Enem disponibilizará o Geekie Games de forma gratuita até o dia 31 de janeiro de 2017 para os alunos matriculados no 3º ano da rede pública. Se você é concluinte do 3º ano da rede pública de ensino, para ativar seu acesso você precisa confirmar algumas informações através da página de cadastro que você acessa por aqui.

     Caso você não seja concluinte do 3º ano do Ensino Médio, também poderá acessar de forma gratuita a alguns recursos da plataforma de estudos como os simulados e a sessão aulas.

     Fonte: Hora do Enem

     Boa Sorte a todos, seu futuro pode mudar !!

assinatura-Bia

Um comentário para Hora do Enem

  • Anônimo  Diga:

    Um aluno que já acabou o ensino médio pode fazer o simulado do enem

Deixe um comentário: