FUVEST

fuvest

Oi amigas….

     Hoje vim trazer informações essenciais para quem está finalizando o ensino médio, ou já concluiu e almeja entrar em uma boa faculdade, a Universidade de São Paulo (USP) dispensa apresentações, portanto para quem tem interesse em concluir seus estudos lá, hoje começam as inscrições para o vestibular.

     Somente serão aceitas as inscrições pelo site da FUVEST, aonde você encontrará o manual do candidato, e todas as informações pertinentes ao vestibular, resumi algumas:

fuvest-2016-manual-candidat

     Taxa de inscrição:

     No valor de R$145,00, esta pode ser paga em bancos ou pela internet até a data limite de 10/09/2015 , usando o boleto gerado até 09/09/2015 .

     Haverá  redução ou isenção de taxa de inscrição, o candidato interessado deverá atender ao Regulamento da Superintendência de Assistência Social da USP, nos termos do Anexo I deste Informe e do Informe nº 03/2016, de 01/06/2015, disponível aqui .

     Os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública do Brasil inteiro, podem o optar pela Pontuação Acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na nota final de classificação. Tem direito de optar pelo sistema o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo os cursos supletivos e de madureza.

     Os candidatos com deficiência poderão enviar documentação solicitada pela universidade, pelo correio, até o dia 11 de setembro. A análise dos comprovantes enviados por esses candidatos será feita, por e-mail, até o dia 23 de novembro – data em que a instituição divulgará os locais de prova da primeira fase.

     Os candidatos utilizarão seu CPF e RG próprios para efetuar a inscrição, localização de local do exame e resultado das provas.

     Vagas:

     O Concurso Vestibular FUVEST 2016 selecionará candidatos para 9.568 vagas da USP e para 120 vagas do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 9.688 vagas.

     Nesta edição a USP decidiu que 13,5% dos postos de graduação serão disputados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, totalizando 1489 vagas, que serão utilizados os critérios do ENEM 2015, que  será realizado em 24 e 25 de outubro. Sendo esta a primeira vez que a instituição adere ao programa, a novidade não atende a todos os cursos, não aderiram ao Sisu os cursos de medicina, engenharia e administração.

     A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

     Calendário:

     21/08 – abertura das inscrições pela internet, no Vestibular FUVEST 2016.

     09/09 – finalização das inscrições pela internet, no Vestibular FUVEST 2016.

     29/11 – data de realização do exame da 1ª fase da FUVEST.

     10 a 12/01 – data de realização do exame de 2ª fase da FUVEST.

     Provas:

     A prova conterá 90 questões e será sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

     Candidatos aos cursos de Artes Visuais e Música farão testes de habilidades específicas entre os dias 18 e 23 de outubro. Outras provas de habilidades específicas acontecem nos dias 13 a 15 de janeiro de 2016 e incluem cursos de Artes Cênicas, Arquitetura, Design e Audiovisual.

     A segunda fase deve acontecer nos dias 10 e 12 de janeiro de 2016. A lista de convocados para essa etapa sai no dia 21 de dezembro, bem como os locais de prova. A Fuvest manteve a lista de nove livros indicados também nos vestibulares de 2014 e 2015.

     Estamos desde já desejando boa sorte a todos os candidatos, e sempre mais que encontrarmos informações pertinentes ao vestibular, traremos para vocês.

Deixe um comentário: