Dicas Culinárias: Como bater Chantilly

ideias-chantily

Oi amigas….

     Hoje nossa colaboradora Marcia, que já participou aqui, dessa vez trouxe uma boa dica para você não sofrer na hora de bater Chantilly, decidimos aproveitar toda sua expertise e trazemos agora em nossas categorias, uma nova TAG, Dicas Culinárias, como será a primeira, fomos à aparência dos trabalhos de confeitaria, e não poderia deixar ser ele o “Chantilly” portanto, Dicas Culinárias: Como bater Chantilly!!!

      Aproveitamos a deixa e fomos pesquisar sobre a origem desta iguaria: O creme de Chantilly surgiu na França, por meio de Fritz Carl Vatel (1635-1671). Vatel percebeu que o leite da região de Chantilly, onde o mesmo morava quando tinha 27 anos de idade, era mais gorduroso e, por esse motivo, mais adequado à bateção. Desta forma, Vatel passou a transformar o leite em uma pasta vaporosa e densa, além de adicionar açúcar à mesma, originando assim, o creme mais usado nas confeitarias, o creme de Chantilly.

     O creme criado por Vatel agradou tanto a corte francesa, que os senhores da casa palaciana de Chantilly deram ao creme o nome de seu castelo.

     Agora que já sabemos de onde vem o nome e sua história, vamos ao que realmente interessa, dicas de quem sabe e trabalha com isso, a primeira de muitas Dicas Culinárias: Como bater Chantily!

     A primeira informação que devemos passar para vocês, está na escolha do produto, não economize compre um chantilly de boa qualidade, não queremos citar marcas, então não vai ter jeito, vocês terão que ir testando até encontrar o produto que encontrar com facilidade na sua cidade, não rachar ou amarelar ao ser conservado na geladeira, escolhido o produto e adquirido, não esqueça  de deixar gelar !!!

     #dicasdaMarcia: Guardo na geladeira quando chego do mercado até o dia de usar. Dizem que precisa deixar as pás da batedeira e a tigela na geladeira/freezer, mas eu não costumo deixar, por um motivo simples: nunca lembro,kkk, mas garanto que sempre deu certo, então se vocês lembrarem coloque!!!

     Quando for bater, dosifique, use metade ou a quantidade que desejar, comece batendo na velocidade mínima para não espirar, e vá aumentando aos poucos até ficar no ponto de pico firme. Para não errar, quando estiver sólido pare de bater e levante a pá  da batedeira, o ponto é quando marca o chantily.

Chantily

     Encontrarão diversos tipos de Chantilly, à venda, vai de cada um, eu uso o de caixinha longa vida, mas vocês encontrarão o chantili em pó, este é indicado pra quem vai usar uma quantidade menor, nesse caso é só seguir as instruções do fabricante, também existe a opção do creme de leite fresco mas é opcional, tem quem se dê melhor, ou prefira, como já disse vai de cada um, no meu caso o longa vida é o preferido, também o indicado para um uso profissional. Outra dica importante, ao final do trabalho e consumo do Chantilly, se sobrar, vocês podem armazenar o Chantily, não jogue fora, ou desperdice, você poderá congelar tanto batido como líquido, e quando for usar é só descongelar e bater novamente.

      Para se diferenciar,  vocês podem adicionar  ao seu Chantily: essência de baunilha, raspas de limão, laranja, pó preparado de sorvete ou misture com brigadeiro ponto mole e bata até misturar, também poderá misturar com beijinho fica uma delícia, todas estas dicas podem ser um diferencial em sua receita, se for colorir use sempre corante em gel!!!!

marcia-chantily

      Vocês se surpreenderão com as opções para utilizar o Chantily, poderão usar como recheio, cobertura, em saladas de frutas, no cafezinho, chocolate, tortas, sorvetes, no bolo no pote, pavês, enfim…. Como sempre dizemos aqui, sua criatividade que vai fazer desta dica, o seu carro-chefe!!!

assinatura-marcia

Um comentário para Dicas Culinárias: Como bater Chantilly

  • Pudim de maria-mole - Sempre Mais  Diga:

    […] passe água ao redor da forma de pudim para soltar mais fácil, você pode fazer decorações com chantilly, ou qualquer outra coisa, mas não acho necessário, afinal esta sobremesa garante o frescor nos […]

Deixe um comentário: