Dia dos avós

mesa farta

Oi amigas….

     Para uma canceriana, praticamente impossível esquecer ou simplesmente não parabenizar pessoas tão especiais em nossa vida como nossos avós!!!

     Neste Domingo, dia 26 de Julho, comemoramos no Brasil e em Portugal o dia dos avós, foi o Papa, no século XX, que escolheu esta data para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI, determinou o dia 26 como a data definitiva.

     Quem são os avós??? Os pais de nossos pais, mais quando temos filhos pequenos, sabemos que não é uma explicação tão fácil não é mesmo??? Todas as pessoas tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno. Uma árvore genealógica exemplifica melhor, kkkk

árvore genealógica

     Hoje, ontem e amanhã, na maioria dos casos nomeamos como: afetuosos, carinhosos, alegres, chatos, ranzinzas, segunda mãe ou segundo pai,  cúmplices, pode tudo, conselheiros, exemplo, e por aí vai, você deve ter a sua maneira de definir seus avós ou cada um deles em particular!!!!

     Alguns conheceram todos, outros não, todos sabemos que nem todas as famílias são iguais e portanto acredito que devemos aproveitar as oportunidades encontradas por quem as possui…. Nada de tristeza o dia é para comemorar, relembrar, e compartilhar as experiências adquiridas com estas pessoas tão significativas na vida de todos nós, afinal são nossos  queridinhos….

     E sabemos valorizar os avós??? Acredito que na maioria das vezes não os aproveitamos como poderíamos ou deveríamos, estamos sempre ocupados, correndo, e esquecemos desta figura tão importante na infância de cada um de nós, às vezes por motivos bobos, sim motivos bobos nos afastamos de quem amamos e perdemos esta fase tão importante de nossos filhos, a convivência com os avós…..

     Temos muito a falar sobre os avós, mas não vou me alongar demais, falar de família bate saudades. Hoje a realidade é outra e encontramos avós bem diferenciados, já não mais existe o estigma dos avós de cabelinhos brancos sentados fazendo crochê/ tricô ou cozinhando deliciosos quitutes, não que esta imagem não seja rica e doce, mas nos deparamos com incríveis avós fazendo diversas “proezas”, esta semana mesmo vi uma reportagem de uma idosa que saiu da casa de repouso onde mora para fazer sua primeira tatuagem, no dia das mulheres, também lembro de uma senhora que saltou de paraquedas, e vários outros exemplos que vemos por aí, você tem um avô ou avó radical??? conte para nós, afinal hoje a terceira idade mudou!!! E no meu ver para melhor!!!!

dia-dos-avos

     E porque esta data acaba sendo esquecido pela mídia e pela família em geral??? Não que ache necessário o apelo comercial que vimos em outras tantas datas que temos em nosso calendário, mas acredito que os avós mereçam este carinho, este abraço, esta ligação, um grande e demorado abraço seguido do mais sincero beijo é tudo que necessitam, vamos lá??? Convido meus leitores a utilizarem a imaginação e neste domingo lembrarem, ligarem, enviar um e-mail, uma mensagem, hoje os avós estão conectados, podemos e devemos aproveitar!!! E quem não os tem mais por perto vamos relembrar os doces momentos que vivemos!!!!

     E através deste post desejamos muita saúde e alegrias para todos os avós!!!!

Deixe um comentário: