Dia do Desafio em Ribeirão Preto

dia do desafio

Oi amigas….

   O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

   Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

dia do desafio

   Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

   A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

   Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

   É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

   Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município.

     A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

   Em 2016, o Dia do Desafio acontecerá em sua 22ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.

   No dia 25 de maio Ribeirão Preto participará do Dia do Desafio e tentará mobilizar o maior número de pessoas para a prática de esportes e atividades físicas. O ‘Dia do Desafio’, uma campanha mundial de incentivo a vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. Este ano os ribeirão-pretanos se mobilizam para enfrentar Camaguey, a maior província de Cuba.

   Para entrar no clima é simples. Pratique qualquer tipo de esporte ou atividade física, individual ou coletiva, em casa, no trabalho, na escola, academias, empresas, espaços públicos ou qualquer outro local, no próximo dia 25, entre zero e 21h, e registre sua participação para que a cidade alcance um grande número de adesões. Em Ribeirão Preto o registro deve ser efetuado pelo telefone 0800-771.9856 (das 8h às 21h).

   Será considerada vencedora a cidade que conseguir o maior percentual de participantes em relação ao seu número de habitantes. Os resultados finais do desafio são divulgados pelos veículos de comunicação de cada localidade e no site diadodesafio.org.br .

   Cava do Bosque – A Secretaria Municipal de Esportes (SME) está programando uma série de atividades que serão desenvolvidas no dia 25 de maio, no poliesportivo da Cava do Bosque. No local serão desenvolvidas várias ações esportivas, aulas de dança (balé, jazz e axé), de circo (malabares e portagem), de ginástica (localizada, rítmica, artística e aeróbica), zumba, além de muitos jogos e brincadeiras para crianças e adolescentes.

   Move Brasil – Mais uma vez o Dia do Desafio no país segue atrelado à campanha Move Brasil que busca ampliar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas. O Sesc de São Paulo é o Centro Coordenador do ‘Challenge Day’ no continente americano. Em Ribeirão Preto, a realização é da Prefeitura e a coordenação regional é do Sesc-RP.

   Mas se você não mora em Ribeirão Preto, também poderá participar, da campanha de incentivo à pratica regular de atividades físicas. Basta ficar atento à programação da sua cidade para o Dia do Desafio e escolher a atividade que vai participar. Para ficar por dentro de outras programações, acompanhe a página do Dia do Desafio ou procure a unidade Sesc mais próxima de você. Se sua cidade não possuir uma, procure pela Secretaria de Esporte ou órgãos da prefeitura ligados à promoção da atividade física. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades.

   Não se esqueça de registrar sua participação, verifique se sua cidade é participante. O registo é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade. Informe-se sobre os locais de captação de registros na sua região.

   Encare o desafio e comece a praticar atividade física!

    Fonte:  Prefeitura de Ribeirão Preto

assinatura-Bia

Deixe um comentário: