Cuidando dos Pés

cuidados-para-os-pés

Oi amigas….

    Todas sabemos que eles nos carregam para cima e para baixo, para lá e para cá, mas normalmente só lembramos de sua importância quando o machucamos e temos que expor por conta de um calçado específico, e nesta época do ano, utilizamos quase que diariamente as sandálias, rasteiras, chinelos e também algumas de nós tem o hábito de andar descalças, não pode ser esquecido, afinal dizem ser um dos melhores hábitos para evitarmos doenças, mas este não é o foco deste post, o importante é que ao deixarmos nossos pés mais à mostra e mais expostos aos impactos e em contato com calor, praia e chão causam alguns incômodos, nesta hora que nos lembramos da necessidade de cuidar de nossos pés.

    Partindo do princípio que são os pés que sustentam o peso do corpo, sua pele é mais grossa e apresentam calosidades, portanto necessitam de um tratamento e cuidados mais específicos, nem sempre os temos, mas com dicas fáceis, e hábitos facilmente agregados a nossa rotina, podemos amenizar muitos dos problemas citados.

    Ninguém quer ficar com os pés ressecados e ásperos, e se a pele dos pés estiver grosseira e extra-seca, acaba ficando mais propensa às temidas rachaduras, por isso, hidratar e esfoliar é parte essencial para quem quer manter os pés sempre bonitos e saudáveis, apresento aqui algumas formas de obtermos facilmente o resultado desejado em casa, de formas simples e na maioria dos casos, rapidamente, não entrarei na parte de unhas, cutilagem, esmaltação, e nail art, o foco do post é cuidados com os pés, fica para uma próxima oportunidade o embelezamento e cuidados das unhas dos pés.

Pedra-Pomes

pedra-pomes

    Todas já ouvimos falar dela, a Pedra-pomes é um pedaço de rocha vulcânica, porém diferentemente da maioria das pedras ela é extremamente leve e ao ser passada nos pés molhados, atua como esfoliante, auxiliando na limpeza da pele e remoção de células mortas. Normalmente é usada durante o banho nos calcanhares e em pequenas calosidades, devido sua porosidade não há forma adequada de ser limpa, portanto nunca deve ser compartilhada, é de uso pessoal e intransferível, kkkkk

Lixa para os Pés

    Muito conhecida, encontrada em farmácias e perfumarias com muita facilidade, normalmente tem uma base de madeira ou plástico com material abrasivo colado(lixa), que podem ser de diferentes espessuras: finas ou grossas, existem de diferentes formas no mercado, você deverá encontrar uma que se adapte melhor às suas mãos para que possa segurar com firmesa.

lixa-para-os-pés

    Independente de seu formato, elas possuem lixas dos dois lados, as mais grossas são mais utilizadas nos calcanhares e calosidades, e as mais finas utilizamos para acabamento, o ideal é utilizar as descartáveis, que podem ser coladas nas bases específicas ou utilizar as que vem em saquinhos, estas são colocadas sobre as bases e descartadas facilmente após o usos, novamente são materiais de uso pessoal e não devem ser compartilhadas de maneira alguma, eu prefiro as que já vem coladas no saquinho, acho mais práticas, porém você que vai fazer sua opção, siga estes passos:

    Ao utilizar a lixa, passe-a primeiro na planta do pé, a parte logo abaixo dos dedos, depois cantos e por último o calcanhar, não utilize de força, pois quanto mais se lixar os pés, maior será o estímulo para formação de pele na área, em caso de calos, nunca force a lixa, além de não remover o calo, irá causar muita dor, o melhor é procurar um especialista.

Creme para Esfoliação

    Outra boa dica para os cuidados com os pés, são os cremes de esfoliação, não agridem tanto quanto as lixas, afinal foram produzidos especificamente para os pés. Hoje encontramos muitos produtos no mercado para auxiliar a esfoliação dos pés, são cremes específicos e devem ser usados com cautela e seguindo sempre as informações e recomendações do fabricante, afinal eles retiram os tecidos e células mortas da nossa pele, verifique  sempre qual a frequência aconselhada pelo fabricante.

esfoliante-tenys-pé

    Eu utilizei esta semana um esfoliante novo, Tenys Pé Baruel Woman, gostei muito do resultado, meus pés ficaram muito macios e a pele ficou com uma textura fina e até meio aveludada, este produto é formulado com Microesferas de arroz e argila. O melhor de tudo isso é que é um tratamento bem fácil de fazer, usei durante o banho, pois não demora nada, um jeito bem legal e prático de se cuidar, afinal o tempo anda sendo nosso inimigo ultimamente, enquanto isso cuidei dos cabelos também, kkkk.

Creme de Hidratação

    A planta do pé, possui pontos que se ligam diretamente a várias partes e órgãos do nosso corpo. Saber massageá-los, pode ajudar em nossa saúde, existem profissionais especializados neste tipo de massagem, sabendo exatamente o tipo de pressão e a técnica a ser aplicada na sola dos pés, essa área chama-se Reflexologia, afinal trabalha com pontos reflexos do corpo, transmitindo energia aos órgãos.

    Lógico, que mesmo sem ter os conhecimentos necessários, para tal, às vezes nos aventuramos na auto-massagem, eis umas dicas:

creme-para-pés-MK

    Utilize um creme ou óleo, eu gosto deste da Mary Kay, mas você pode usar o que achar melhor, coloque em poucas quantidades na palma da mão, esfregue-as e pressione a sola com movimentos circulares.
Encaixe os dedos das mãos entre os dedos dos pés e abra as mãos para alongar. Depois, massageie também cada um dos dedos, garanto que irá relaxar bastante, é uma sensação muito boa, principalmente após um longo dia de trabalho ou no pós-treino.

relaxando

    Outra técnica fácil, que você pode fazer enquanto utiliza computador ou assiste televisão é apoiar a sola do pé em uma bolinha de tênis, ou estas de massagens que encontramos em farmácias e fazer movimentos circulares, altamente relaxante.

    Existem várias maneiras caseiras e eficazes de tratar, cuidar e relaxar os pés, não podemos nos esquecer do famoso escalda pés que basicamente é feito com uma bacia com água quente e sal grosso, mas você pode acrescentar algum óleo essencial (facilmente encontrado) de sua preferência ou saquinhos de chá , pode incluir também bolinhas de gude e até pétalas de rosa, deixe seus pés nesta bacia por aproximadamente 20 minutos e pronto!!

     Terminado todos os cuidados com seu pés, hora de mantê-los elevados, apoiados por almofadas ou travesseiros, pode até incluir um filme, este procedimento altamente relaxante ajuda a drenar o excesso de líquido e diminuir o inchaço, além de colocar aquele sorriso lindo em seu rosto!!!!

assinatura-Bia

Deixe um comentário: