Castração Gratuita em São Roque

Castração

Oi amigas….

    A Prefeitura de São Roque iniciou nesta semana, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, o programa de castração gratuita de cães e gatos “fêmeas”. Eu não poderia deixar de repassar a informação à vocês. Os interessados devem comparecer no SCZ, portando RG, atestado de moradia e de rendimentos (até R$ 2.000,00).

    Em contato com a equipe do Serviço de Controle de Zoonoses, o Prefeito Daniel firmou compromisso com essa campanha e ressaltou que “a castração evita que filhotes sejam abandonados nas ruas e que sofram maus tratos. Trabalhamos visando o bem-estar dos animais. Nosso canil é referência na região, temos ações de vacinação que atingem toda a cidade, apoiamos e criamos o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, além de apoiarmos a feira de adoção na Praça da República. Parabenizo a todos pela iniciativa e convido aos munícipes a fazerem parte desta importante ação”, destaca.

Castrar ou não castrar o bichinho?

    A castração é um procedimento de retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas e não se limita apenas na conseqüência do controle populacional. A cirurgia evita também que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território.

    Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama. Não há limite de idade para que um animal possa ser castrado. Os donos que temem pela vida de seus animais dentro de um centro cirúrgico, podem ficar tranquilos, o procedimento nas fêmeas é feito com apenas um pequeno corte no abdômen, pois não invade a cavidade abdominal.

    Momento certo: Para que a prevenção ao câncer seja maior, o ideal é que a castração seja feita antes da maturação sexual dos pets:

    Cães: Machos – antes dos oito meses de vida (raças de pequeno porte); antes de 12 ou 14 meses (raças de grande porte); Fêmeas – antes dos seis meses de vida.

    Gatos: Machos – antes dos oito meses de vida; Fêmeas – antes dos seis meses de vida.

    Observação: Uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

    Fonte: Prefeitura de São Roque

assinatura-Bia

Deixe um comentário: