Caminhadas, o primeiro passo…

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Oi amigas….

     Hoje vim trazer para vocês um pouco de informações sobre meu vício, as caminhadas, foi assim que iniciei a melhoria de minha qualidade de vida, impulsionando minha saúde.

     Iniciar uma atividade física é uma decisão positiva, e a caminhada pode ser o primeiro passo para sair do sedentarismo, e  será uma das melhores atitudes que você pode tomar em sua vida.

     Sem entrar em muitos detalhes, afinal não sou especialista, mas pesquiso bastante e pratico esta atividade física, resolvi passar mais um pouco do meu dia-a-dia e prazeres, sim a caminhada passa a ser um momento de prazer em meio a nossa atribulada rotina.

     Uma mudança importante, percebi em meu organismo alterações, afinal mexe com muitas partes do seu corpo à começar pela circulação sanguínea, deixa o pulmão trabalhar melhor, dilatando os brônquios e eliminando catarro e poeiras, respiramos melhor, fortalece os ossos, diminuindo a chance de osteoporose, libera endorfina, trazendo uma sensação de alegria e relaxamento, sendo assim diminui a possibilidade de depressão, estimula a produção de insulina, sendo uma ótima opção para diabéticos, ajuda a controlar a pressão, regula o nível de colesterol, estimula as atividades do fígado e pâncreas, faz seu intestino trabalhar melhor,e emagrece pois estimula nosso metabolismo, melhora a auto-estima e isso nos estimula a observar-nos melhor e sendo assim nos amarmos cada vez mais.

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     Diante todas estas informações acredito que tenha lhe convencido dos benefícios desta prática para sua saúde, mas tem mais vantagens que posso citar, você pode tirar um tempo apenas para si, ou pode aproveitar esta oportunidade e conviver mais com sua família, animais domésticos ou amigos, uma excelente oportunidade para estreitar laços, curtir aquele espaço próximo de casa que você nunca teve tempo para frequentar, ou não viu uma motivação para sair de casa, pode ser a hora, hein?

     Que tal  sair da rotina, e garantir uma melhora significativa em sua qualidade de vida, que será revertida em bem estar e beneficia sua saúde.

     A caminhada, é um esporte muito saudável, que pode ser feito de maneira gradual e sem grandes investimentos, afinal basta uma roupa confortável, protetor solar e um par de tênis, é sempre recomendado que  seja feita uma visita ao médico antes de iniciar qualquer prática, assim como fazer alongamentos antes e depois da caminhada, outra dica importante é nunca praticar a caminhada em jejum e ingerir bastante água.

     Como tudo na vida, você vai se adaptar aos poucos e vai perceber e conhecer as novidades que  existem no mercado, avaliar a necessidade ou não de trocar seu tênis, você pode escolher e basear a sua compra através de seu tipo de pé e pisada, sua necessidade de óculos solares com grau ou sem, vestimentas que absorvem o suor, aplicativos de avaliação de desempenho, e playlists variadas, afinal uma música será sempre uma boa pedida, aos poucos irá conhecer o mundo da caminhada e quem sabe das corridas, existem várias opções de caminhadas e grupos para o incentivo desta prática, sempre que possível os divulgarei aqui .

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     E o espelho passa a ser seu melhor amigo, afinal o emagrecimento ocorre de acordo com a intensidade da caminhada e, em poucas semanas, você poderá notar a diferença em suas medidas, é neste momento você deverá tomar cuidado e ir percebendo a necessidade de  aumentar o tempo e a intensidade aos poucos, você irá observar as reações do seu corpo para não forçar e acabar se lesionando. Agora, se você já passou da fase de apenas caminhar, trouxe sábias dicas (não sei o autor) para corrida que segui, e fizeram toda a diferença enquanto amadores e iniciantes na corrida de rua:

DEZ REGRAS FUNDAMENTAIS PARA CORRIDA

  • Se está com excesso de peso e quer correr para o perder, cuidado!!! O excesso de peso traduz-se na maioria das vezes numa sobrecarga das articulações (nomeadamente joelho e tornozelos). A corrida tem bastante impacto e isso sobrecarrega ainda mais as articulações que já se encontram fragilizadas. Opte por começar só com marcha.
  • Calçado – Deve ter um bom sistema de amortecimento de impacto, ser leve e arejado. No mercado existem várias opções para todo o tipo de bolso e em qualquer loja de desporto só tem de olhar para a zona Running.
  •  Vestuário – Utilize roupa prática de modo a que a consiga ir tirando facilmente  à medida que a sua temperatura corporal aumenta. Opte por roupa justa uma vez que lhe permite movimentar facilmente.
  •  Opte por zonas planas de início e deixe as subidas para quando tiver mais endurance. As descidas podem ser traiçoeiras uma vez que o esforço de tentar “travar” a velocidade pode implicar a sobrecarga da articulação do joelho.
  •  Trabalhe o sistema muscular de modo a melhorar a performance. Os exercícios devem–se focar nos glúteos e músculos posteriores da coxa – necessitam de ser fortes para uma melhor performance na corrida (por este motivo que entrei na academia, fortalecimento).
  • Hidrate-se!!! Muito!!! 60 a 70% do nosso peso corporal é água. Basta perder 20% da água corporal para pormos em causa a manutenção das nossas funções vitais. Não espere para ter sede: beba-a antes, durante e depois da corrida. O ter sede é um sinal do corpo de que está em carência.
  • Reflita sobre a hora a que vai correr. Horas de muito calor são mais propensas a desidratação precoce. O ideal é pela fresca da manhã ou então ao final da tarde, e à noite, prefira locais movimentados. Aproveite para ver o nascer ou pôr do sol .
  • Treine com dias de intervalos – dia sim, dia não. O descanso é tão importante como o treino. Dê tempo ao corpo para descansar e repor todas as energias necessárias para um novo treino. O sistema cardiovascular demora o seu tempo a adaptar-se e correr todos os dias (numa fase inicial) pode levar a situações de Overtraining.
  • Preste atenção ao seu corpo! Se os joelhos, os tornozelos ou as costas lhe começam a doer durante a corrida, se começa com dificuldades em respirar ou dizer o seu nome em voz alta ou se não consegue coordenar os seus movimentos, isso é o seu corpo a avisá-lo que é melhor para nesse dia e deixar o treino por aí. Depois de amanhã há mais.

     Esse foi o meu primeiro passo, e a melhor decisão que tomei para o impulsionar a melhoria da minha saúde e qualidade de vida, espero que se você ainda não pratica nenhum esporte, opte por experimentar a deliciosa sensação de caminhar…

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8 comentários para Caminhadas, o primeiro passo…

  • Angélica callou do nascimento  Diga:

    Gostaria de saber quantas horas se deve pazee de caminhadaa

    • beatriz  Diga:

      Olá Angélica, normalmente você começa entre 30 a 45 minutos e vai aumentando conforme sente que seu corpo aguenta, você vai sentindo quantos dias na semana, o tipo de piso mais confortável e o horário melhor para você, tudo será uma questão de adaptação e observação, foi assim que fiz…. Espero que se dê bem nessa prática, amooooo

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  • Zumba - Sempre Mais  Diga:

    […] os exercícios nos aparelhos indicados e muita esteira, afinal comecei minhas atividades com a caminhada e parti  para as corridas de rua, então meu foco está em sempre melhorar meu tempo, mas isso já […]

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