Bordados

Bordado

Oi amigas….

     Mais que um artesanato, o bordado é uma paixão, um vício, uma terapia, uma fonte de prazer, muitas vezes traduz-se em transformação de sua casa e posteriormente uma fonte de renda.

    Eu aprendi muito cedo, e fui aperfeiçoando com o passar dos tempos, não é minha atividade principal, mas com certeza um hobbie especial para mim, por isso resolvi falar um pouco sobre isso.

     O bordado existe desde sempre, através de nossas mãos e utilizando agulhas e linhas, transforma-se etamine, fraldas e tecidos em arte, faz-se figuras, personagens, nomes, logomarcas, etc…

     Desde a pré-história já se utilizam o bordado em ponto cruz através de agulhas feitas de osso e fios de fibras de vegetais e tripas de animais que costuravam suas vestes feitas de peles de animais.

     Baseado em um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim, diz-se que o bordado seja  tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. .

     Encontramos na bíblia citações sobre o bordado, veja uma :

     Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos… faz para si cobertas, veste-se de linho fino e púrpura”.

     E foi no Oriente Médio que várias técnicas de bordado foram surgindo e se espalhando pelo mundo. O Bordado manual ainda é muito praticado nos dias de hoje. Alguns acham ser coisa de vó, ou pessoas idosas, porém é uma arte apreciada por muitas crianças, e em muitas escolas utiliza-se esta técnica em sala de aula.

     Hoje encontramos difersas máquinas capazes de efetuar o bordados em minutos, porém não tem o mesmo efeito do bordado feito à mão. Encontramos entre diversas artesãs a comovente paixão pela arte da transformação, onde de um pedaço de pano, linhas e agulhas executa-se em um rico trabalho, capaz de atrair olhares e sorrisos das mais diversas culturas mundiais.

     Consta alguns locais, como especializados nesta arte:

     Bordados da Ilha da Madeira;

     Bordados de Ibitinga (SP) ;

     Bordados do Ceará;

     Bordados de Minas Gerais;

     Existem muitos locais que encontraremos ricos bordados, não serei capaz de listar todos, muitas cidades utilizam como fonte de renda esta técnica, acredito quem em todos os lares encontraremos uma peça bordada à mão.

    A imaginação é nossa principal fonte de inspiração, porém com o tempo passamos a colecionar revistas com diversificados gráficos e hoje em dia através da internet encontramos, sites, grupos, lojas de aviamentos e blogs especializados no assunto, dentre os tipos de bordados, a finalidade e aplicação a facilidade de se apaixonar pela técnica cresce a cada dia…

assinatura-Bia

Deixe um comentário: