Materiais Escolares

material-escolar

Oi amigas….

    Não tem jeito, o ano começou e nós teremos agora a árdua tarefa de adquirir os materiais escolares para o ano letivo que se inicia, se quisermos economizar e não passar sufoco a hora é agora, se possível até o final de janeiro, para aproveitar o estoque atual!!!

    A primeira coisa que faço é uma cópia para poder “rabiscar”, como assim?

    Simples, primeiro vamos riscar o que poderemos recuperar do ano anterior, acho essencial colocar as crianças para procurar tudo que pode ser reutilizado e assim, incentivar a reciclagem e economia, sempre sobra alguma coisa, e isso já vai ajudar a diminuir a lista, já de pequenos precisamos iniciar a orientação financeira, porque não aproveitar esta época? Depois de excluir estes itens, que tenho certeza que encontrará muita coisa em casa, você poderá iniciar a “caça” aos preços.

lista

     Eu costumo iniciar pela internet, faça uma planilha simples e faça uma cotação, afinal sabendo os materiais que irá adquirir e seus valores em diferentes lojas, evitará gastos supérfluos, filas, empurra-empurra e o preço pode ser bem menor que as papelarias “indicadas”, inclua nesta planilha os valores de atacadistas de papelaria, na maioria das vezes, os preços são ótimos e vale a pena comprar mesmo pela internet, alguns itens vocês não conseguirão adquirir nos atacadistas, pela quantidade por pacote, mas nos itens básicos, mesmo que adquira uma quantidade maior que a necessária da lista de material escolar, você com certeza economizará, poderá fazer isso em:

  • lápis preto (estes você precisará mesmo!!!);
  • borrachas (adquira uma caixa);
  • lápis de cor (a diferença de preços será brutal!!!);
  • cadernos (dependendo da idade escolar, e da quantidade necessária vale a pena pegar os de cor lisa, ou capas “não bonitas” e usar a criatividade encapando-os, existem várias dicas para a decoração de cadernos);

contact

  • folhas para fichário(você usará um pacote fechado brincando…),
  • folhas de EVA (normalmente o pacote fechado vale a pena, se sobrar uma, será útil para os trabalhos escolares, aniversários e eventos durante o ano),
  • cola (os pacotes veem com 4 ou 6, pode adquirir, você usará),
  • durex e fita crepe (tantas utilidades, que vale a pena),
  • grafites e refis para compasso,

    Enfim, você não enviará tudo para a escola, mas terá um mini estoque que lhe será útil pelo ano, afinal, são itens sempre necessários, e se juntar às amigas poderá sair mais barato ainda!!!

    Eu inclui estes itens, mas você também pode optar por negociar com a escola, de adquirir os essenciais para o início do ano letivo, e ir adquirindo aos poucos os demais, conforme a demanda, sempre negocie de acordo com suas possibilidades, tanto com a escola quanto na aquisição, para pagamento á vista, sempre negocie desconto!!!

    Os livros, você deverá pesquisar pela internet nas livrarias (verifique o prazo de entrega, também tive problemas em anos anteriores, faça print!), mas o que indico mesmo é localizar a loja on-line da editora, praticamente todas tem, algumas escolas já fazem esta negociação, outras fazem o dia das trocas, onde levará os livros usados do ano anterior, e pegará em troca os do ano letivo anterior, normalmente economizamos bastante nos livros, que a cada ano, ficam mais caros….

    Uma boa dica para os livros usados, é encapar com papel auto adesivo e se necessário mandar encadernar, sai baratinho e dá um acabamento bonito.

livros-contact

    Aqueles itens diferenciados, estrelinhas, telas para pintura, papéis diferenciados, barbantes coloridos, caixas organizadoras, necessaire,  estojos, malas, etc. vou deixando na bolsa uma lista que sempre que saio vou pesquisando, afinal a diferença é enorme!!!

     Passe para todos da família uma cópia da lista destes itens faltantes, todos podem ajudar na pesquisa, cada um olhando pelo seu caminho e verificando preços, com certeza, vão lhe ajudar bastante a economizar, outra dica valiosa é a de guardar todo o material publicitário das lojas, supermercados e sites, pode ajudar em uma negociação para finalizar em um único local.

        Evite levar seus filhos para comprar os materiais, pois eles provavelmente vão optar por produtos de personagens, ou aquele que passa na TV, faça uma análise e entre em negociação antes.

        Aqui em casa, todo ano, após as compras nos juntamos para separar, encapar, etiquetar e organizar os materiais, como tudo aqui, vira uma deliciosa bagunça que todos participam, adoramos esta etapa, cada um define o que quer na etiqueta e nas estampas dos cadernos, pois sempre compro os mais baratos e personalizamos em casa.

    Dicas do Procon:

    De acordo com a Lei 12.886/2013 não pode ser incluso na lista materiais de uso coletivo, como giz, detergente, lousa, entre outros de higiene e de limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, por exemplo.

    A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra. Algumas escolas cobram uma taxa para o material escolar. Pesquise e decida qual é a melhor forma para a compra: adquirir os produtos por conta própria ou deixar a instituição de ensino efetuar a compra e a entrega dos artigos escolares.

    Também é abusiva a cobrança de taxa de material escolar sem a apresentação da lista. A escola deve informar quais itens devem ser adquiridos por pais ou responsáveis, e são eles que deverão optar por comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino.

    Algumas instituições de ensino utilizam apostilas como material didático. Somente para este item pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola.

    Somente se a escola possuir uma marca devidamente registrada poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola e/ou em outros estabelecimentos pré-determinados.

    A Lei 8.907/94 estabelece que a escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.

assinatura-Bia

Deixe um comentário: