Virada Cultural Paulista – Sorocaba

virada-cultural-paulista-2016

Oi amigas….

    A Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, completa em 2016 a décima edição. Mais uma vez, oferece ao público do interior e litoral uma grande celebração à diversidade cultural brasileira. Em sua 7ª edição, a Virada Cultural Paulista em Sorocaba estará no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras, um dos espaços a sediar a 10ª edição da Virada Cultural Paulista, que acontece neste fim de semana (dias 14 e 15) em Sorocaba. Além de dois espetáculos circenses programados para o local, a população ainda poderá conferir gratuitamente uma peça teatral e uma apresentação de música nesse espaço público.

    Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Virada Cultural é a maior iniciativa cultural do interior e litoral paulistas, levando a cidades atrações musicais, de teatro adulto e infantil, dança, circo, entre outras. Em Sorocaba, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o SESC Sorocaba, com apoio do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Pensarte, Museu do Café e Cavalera.

    No sábado, às 15h, a comunidade poderá conferir “Dona Ripa e seus dois maridos”, com a Usinarte – Escola de Circo e Artes Culturais. O espetáculo conta a história de dois amigos, que se encontram e logo partem para a brincadeira. Mas, de repente, surge uma linda garota que acaba chamando a atenção de Valdofina e Tampinha. E agora? A amizade é deixada de lado e eles começam a fazer de tudo para conquistar o coração de Dona Ripa. Muitas trapalhadas são garantidas nesse jogo do amor, que terminará com apenas um ganhador.

    Já no domingo, a Virada Cultural Paulista levará três apresentações ao CEU das Artes. Às 11h, terá “The Bigosty Show’s”, um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde havia a presença do showman. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, que revisita antigos números circenses, como equilíbrios, garrafas sonoras, aros gigantes e bolinhas de pingue-pongue. Tudo isso e muito mais embalado pelo som de uma banda irreverente.

    Outra atração será o espetáculo “Forfé!!”, com a Cia. Moscas Volantes, que se apresenta às 14h na unidade. O espetáculo traz um palhaço que possui um número de extrema habilidade, mas que aos poucos percebe que o grande show está mesmo na sua relação com o público. Entre invocações de animais xamânicos interiores, conexões manuais de multidões desconectadas e muita palhaçada, o negócio é fazer o público virar artista e o artista virar público.

    Para encerrar a programação, às 16h, a Virada Cultura Paulista levará uma apresentação musical do grupo sorocabano Semeando Em Canto. O show “Semeando em Canto Músicas Socioambientais” busca despertar a conscientização interior e o amor ao meio ambiente e ao próximo através de composições socioambientais. As músicas que estão no primeiro CD do grupo pretendem sensibilizar o público para atitudes sustentáveis no cotidiano. Durante a apresentação serão realizadas intervenções artísticas com bonecos, dança popular e grafite. Objetos cênicos, bonecos, figurinos e cenografia feitos com materiais recicláveis contribuem de maneira lúdica para o espetáculo.

    O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

    DIA 14 (SÁBADO)

 

    Parque dos Espanhóis

    (Rua Dr. Campos Sales, s/nº – Vila Assis)

 

    18h – Lurdez da Luz (MÚSICA)

    Lurdez da Luz começou nos palcos em 2000 e trabalhou com artistas importantes da música, como Jorge dü Peixe, Céu, Naná Vasconcelos, Kiko Dinucci e Tony Allen. Atualmente, divulga seu último CD, “Gana Pelo Bang”, lançado em 2014 de forma independente. O disco, produzido apenas com batidas eletrônicas, ganha ainda mais força ao vivo com a presença de um power trio.

 

    19h30 – Clube do Balanço (MÚSICA)

    O Clube do Balanço é uma banda de samba rock que nasceu em 1999. Inicialmente, eles se uniram apenas para fazer uma festa, mas em pouco tempo já mobilizavam centenas de pessoas que nunca tinham ouvido falar desse estilo musical. A banda tem três discos gravados e já se apresentou em 15 países da Europa, além de Nova Zelândia, Austrália, Singapura e China.

 

    21h – Nação Zumbi (MÚSICA)

    A Nação Zumbi faz show com o repertório do último disco lançado pela banda. No palco, Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão) e Da Lua e Tom Rocha (alfaias) tocam músicas como “A melhor hora da praia”, “Um sonho” e “Cicatriz”, além das clássicas “Manguetown” e “Blunt of Judah”, entre outras.

 

    Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV)

    (Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº – Alto da Boa Vista)

 

    18h30 – “Cabeça de Papelão” (TEATRO)

    A Cia. da Revista apresenta o musical “Cabeça de Papelão”, inspirado no conto “O Homem da Cabeça de Papelão”, de João do Rio. O espetáculo narra a história de Antenor, que por dizer a verdade verdadeira em vez da verdade conveniente, não é aceito em nenhum dos circuitos sociais do País do Sol, onde vive.

 

    23h59 – Roy Degrossoli na Lata (STAND UP)

    “Roy Degrossoli na Lata” é um show que mescla stand up comedy e jogos de improviso. O artista tem ótima interação com a plateia e utiliza textos próprios do seu cotidiano, como casamento, supermercados e desafios da vida. Roy Degrossoli é ator, locutor e é humorista desde 2009.

 

    CEU das Artes – Parque das Laranjeiras

    (Rua Washington Pensa, s/nº – Parque das Laranjeiras)

 

    15h – “Dona Ripa e seus dois maridos” – Usinarte – Escola de Circo e Artes Culturais (TEATRO)

dona-ripa-e-seus-dois-maridos-usinarte1

    O espetáculo conta a história de dois amigos, que se encontram e logo partem para a brincadeira. Mas, de repente, surge uma linda garota que acaba chamando a atenção de Valdofina e Tampinha. E agora? A amizade é deixada de lado e eles começam a fazer de tudo para conquistar o coração de Dona Ripa. Muitas trapalhadas são garantidas nesse jogo do amor, que terminará com apenas um ganhador.

 

    SESC SOROCABA

    (Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade)

 

    18h – “Estripulias no Circo” – Cia. Suno (CIRCO)

    Espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir um espetáculo que traz beleza e leveza traduzidas na dança, números de riscos, contorção, mágica, mímica, palhaçadas, malabarismos e acrobacias.

    Ginásio do SESC

 

    19h às 23h59 – Marat(el)ona David Bowie (CINEMA)

    “Labirinto – a magia do tempo”

    (Direção: Jim Henson, EUA e GBR, 1986, dvd, 101 min.)

    Para a jovem Sarah, tomar conta do seu irmão postiço Toby em um final de semana não é o seu programa favorito. Frustrada com o choro do bebê, ela imagina que o personagem Globlin, do seu livro favorito “Labirinto”, aparece para levar Toby embora. E quando a fantasia passa a ser realidade, a transtornada Sarah precisa entrar no mundo imaginário e resgatar Toby do reino de criaturas místicas governado pelo malvado rei Goblin (Bowie).

    Teatro | 275 lugares – Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

    “Fome de viver”

    (Direção: Tony Scott, GBR, 1983, dvd, 99 min.)

    Miriam e John vivem juntos há séculos e possuem o segredo da vida eterna, alimentando-se de sangue humano. Entretanto, de repente, John é acometido por um distúrbio celular que o faz envelhecer em poucos segundos.

    Teatro | 275 lugares – Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

    19h às 23h59 – MakeBowie

    Referências das maquiagens criadas e usadas por David Bowie podem ser experimentadas pelo público.

    Com Jessica Giancotti, Flávia Machado, Isabella Mattucci, Rubia Schechtel, maquiadoras

    Teatro | 275 lugares

 

    19h às 23h59 – The Crazy Band – Tributo a David Bowie

    Reunida pelo cantor sorocabano Maurício Nogueira com o objetivo de homenagear uma de suas maiores referências na música, a banda revisita todas as fases da carreira do artista.

    Teatro | 275 lugares

 

    Dia 15 (DOMINGO)

 

    Parque dos Espanhóis

    (Rua Dr. Campos Sales, s/nº – Vila Assis)

 

    14h – Cia Tempo de Brincar (MÚSICA)

    A Cia Tempo de Brincar vivencia através de canções originais e cantigas tradicionais a memória dos tempos de cirandas e brincadeiras nos quintais, de encontros nas praças e das serenatas em noites de lua. O espetáculo “Tempo de Brincar” traz canções como “Segredos do Rio”, “Ciranda dos teus olhos”, “Não vá pro mato” e “O Saci Pererê”, entre outras.

 

    15h30 – Mariangela Zan (MÚSICA)

    Mariangela Zan apresenta seu show “Festa na Roça”, com canções tradicionais da música sertaneja de raiz. A cantora canta as principais modas de todos os tempos, além de arrasta-pés, toadas, baiões e forrós. Filha do acordeonista Mario Zan, Mariangela conviveu com os grandes compositores da música sertaneja de raiz, sempre ouvindo suas histórias e causos.

 

    17h – Paulo Neto canta Cazuza (MÚSICA)

    Considerado um dos grandes intérpretes da nova geração da MPB e ganhador do 22º Prêmio da Música Brasileira, o jovem pernambucano Paulo Neto apresenta show dedicado à obra de Cazuza. Sucessos como “Codinome Beija-flor” e “Ideologia”, passando também pelas menos conhecidas “Completamente Blue” e “Poema”, compõem o repertório.

 

    18h30 – Mart’nalia (MÚSICA)

 

    Mart’nália é samba desde que nasceu, mas também ouve e gosta de outras vertentes de música. Já gravou e cantou nos seus shows muitos artistas, como Martinho da Vila, Vinicius de Moraes, Djavan, Noel Rosa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, entre outros. Assim surgiu o show “Misturado”, que traz tudo isso e muito mais.

 

 

    Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV)

    (Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº – Alto da Boa Vista)

 

    11h – OSESP (MÚSICA)

    Desde seu primeiro concerto em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) trilhou uma história de conquistas, que culminou em uma instituição hoje reconhecida internacionalmente pela excelência. Isaac Karabtchevsky regerá a orquestra em obras de Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky e Maurice Ravel.

 

 

    CEU das Artes – Parque das Laranjeiras

    (Rua Washington Pensa, s/nº – Parque das Laranjeiras)

 

    11h – The Bigosty Show’s (CIRCO)

the-bigosty-shows1-cred-rodrigo-kassab1

    “The Bigosty Show’s” é um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde havia a presença do showman. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, que revisita antigos números circenses, como equilíbrios, garrafas sonoras, aros gigantes e bolinhas de ping-pong. Tudo isso e muito mais embalado pelo som de uma banda irreverente.

 

    14h – Forfé!! – Cia. Moscas Volantes (CIRCO)

forfecia-moscas-volantes-por-divulgacao-620x3501

    A Cia Moscas Volantes apresenta “Forfé!!”, espetáculo em que protagoniza um palhaço que possui um número de extrema habilidade, mas que aos poucos percebe que o grande show está mesmo na sua relação com o público. Entre invocações de animais xamânicos interiores, conexões manuais de multidões desconectadas e muita palhaçada, o negócio é fazer o público virar artista e o artista virar público.

 

    16h – Show “Semeando em Canto Músicas Socioambientais” – Semeando Em Canto (MÚSICA)

semeando-em-canto1

    O show busca despertar a conscientização interior e o amor ao meio ambiente e ao próximo através de composições socioambientais. As músicas que estão no primeiro CD do grupo pretendem sensibilizar o público para atitudes sustentáveis no cotidiano. Durante a apresentação são realizadas intervenções artísticas com bonecos, dança popular e grafite. Objetos cênicos, bonecos, figurinos e cenografia feitos com materiais recicláveis contribuem de maneira lúdica para o espetáculo.

 

 

    SESC SOROCABA

    (Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade)

 

    10h às 18h – “Reflexo”, com Shima, artista e performer (INTERVENÇÃO)

    Há uma ilha performática, formada pelo artista e uma poltrona vazia à sua frente. Ao público é oferecido um retrato desenhado pelo artista, sob a condição de que o performer também receba um retrato seu desenhado pelo público. Shima já realizou residências artísticas na Holanda, Japão, Bélgica, e foi artista residente do Programa Bolsa Pampulha 2010-2011.

    Vários espaços da unidade

 

    13h às 14h30 – Cadeira de Balanço (MÚSICA)

    O grupo paulistano abusa do uso das percussões, fazendo um passeio por diferentes dinâmicas, intensidades e timbres.

    Convivência

 

    16h – “Cadê meu nariz” – Com Cia. O Que de Que (TEATRO)

    Um palhaço é demitido do circo após vários atrasos, e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Enquanto dormia, seu nariz some, e ele decide sair em busca do seu nariz junto a uma inteligente menina.

    Teatro | 275 lugares – Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

    17h – Siba (MÚSICA)

    Em seu novo trabalho solo, Siba retoma os ritmos da música de rua de Pernambuco. Deixando um pouco de lado seus questionamentos íntimos, ele parte da posição desprivilegiada que o Maracatu de Baque Solto ocupa no panorama brasileiro para elaborar um discurso poético e musical com um olhar atento para o que está ao seu redor, embalando rimas de tom político e extrapolando o contexto local que lhe serviu como ponto de partida.

    Fonte: Prefeitura de Sorocaba
assinatura-Bia

Deixe um comentário: