10º Circuito de Teatro em Português

circuitodeteatroemportugues

Oi amigas….

   Artistas e companhias de oito países lusófonos – Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Moçambique – encontram-se na 10ª edição do “Circuito de Teatro em Português”, que ocorre entre 6 e 10 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso e na SP Escola de Teatro.

   A programação, ainda não divulgada, conta com 34 espetáculos, dois seminários, sete oficinas e uma exposição. A Escola já tem inscrições abertas para todos os workshops, que são ministrados na sede Roosevelt. Algumas dessas atividades podem ser cursadas por adolescentes a partir de 14 anos.

   Saiba mais sobre cada uma das oficinas e veja como se inscrever:

   Residência Artística – leitura encenada do texto Onde o Frio se Demora – (Matosinhos- Portugal)

   Orientadora: Luísa Pinto (Cia. Narrativensaio – AC)

   Descrição: A encenadora Luísa Pinto pretende com esta residência artística uma troca de experiências e intercâmbio cultural entre dois países de expressão portuguesa, promovendo a pesquisa teatral, a experimentação e o enriquecimento artístico. O resultado deste laboratório culminará numa apresentação pública.

   Público: Serão selecionadas três atrizes das seguintes faixas etárias: de 25 a 40 anos; de 35 a 50 anos e de 50 a 65 anos.

   Data: 5 a 9 de agosto, das 19h às 22h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 2 de agosto.

 

   Oficina O corpo em estado de presença e escuta – São Paulo/Brasil (América do Sul)

   Orientadores: Junior Lima e Letícia Bortoletto (Cia. Dragão 7)

   Descrição: De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções… Como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo. Isso constitui o estado de presença e a escuta, de si e do outro, permite a perpetuação desse estado durante o tempo da cena, da peça, do estudo. Nas três horas que estaremos juntos, vamos trabalhar conteúdos do teatro e da dança, entendendo gesto, ação, voz e pensamento como um só organismo no corpo que compõe a cena.

   Público: atores a partir de 14 anos

   Data: 8 de agosto, das 14h às 17h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 3 de agosto.

 

   Para uma dramaturgia e encenação africana longe de batuques e tambores – Maputo/Moçambique (África)

   Orientador: Elliot Alex (Grupo Lareira Artes)

   Descrição: A oficina tem como foco o combate e ruptura do estereótipo ocidental sobre o teatro africano. Trata-se de um tema cujo objetivo essencial é libertar o teatro africano do preconceito ocidental e essencialmente europeu. Por exemplo, segundo esses estereótipos, a trilha sonora de uma peça de teatro africana deve ser feita por sons ou efeitos sonoros feitos por batuques ou tambores, e o cenário deve ser construído por capim e paus, etc.

   Público: interessados a partir de 14 anos

   Data: 8 de agosto, das 10h às 13h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 3 de agosto.

 

   Oficina de Dança com o Grupo Netos de Badim (Guiné- Bissau)

   Orientadores: Isnaba Blaguê e Júlio António Aponto Té (Netos de Bandim)

   Descrição: Nesta oficina, os participantes, em diálogo com os formadores e a partir da experiência física, aprenderão danças do repertório do grupo Netos de Bandim, e assim, como dançar as histórias, modos de estar e de pensar do povo da Guiné-Bissau. O grupo Netos de Bandim tem como meta principal a divulgação e promoção da cultura da Guiné Bissau dando continuidade ao legado cultural das gerações anteriores.

   Público: atores e bailarinos a partir de 16 anos

   Data: 8 de agosto, das 19h às 22h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 3 de agosto.

 

   De pequenino se brinca ao teatrinho – Lisboa/Portugal

   Orientadora: Monica Cunha (Cia. Magia e Fantasia)

   Descrição: Nesta oficina, a atriz convidará os participantes para elaborar uma brincadeira teatral a partir do movimento das cores e dos sons. Desta forma, as crianças e adolescentes poderão, ao longo de três horas, viver experiências mágicas que eles mesmos descobrirão como seu corpo e imaginação.

   Público: crianças e adolescentes de 6 a 12 anos

   Data: 8 de agosto, das 14h às 17h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrição: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 3 de agosto.

 

   Teatro e movimento – Cabo Verde (África)

   Orientador: Adilson Spínola (Cia. CriAr Teatro)

   Descrição: Oficina artística-pedagógica com base num trabalho de intervenção de teatro físico. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento cultural para além do ensino de técnicas codificadas aos jovens. A oficina proporciona o desenvolvimento de aptidões corporais, dramáticas e rítmicas necessárias ao desenvolvimento de uma linguagem pessoal, atendendo ainda aos conceitos de personalidade e de socialização.

   Público: interessados a partir de 14 anos

   Data: 8 de agosto, das 10h às 13h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 28 de julho pelo site. Matrícula online no dia 3 de agosto.

 

   Oficina de interpretação – Luanda/Angola (África)

   Orientadores: Meirinho Mendes e Raúl Rosário (NET – Núcleo Experimental de Teatro – Núcleo Criativo e Fundação Sindika Dokolo/Elinga Teatro)

   Descrição: Partindo das experiências do teatro angolano, os atores brasileiros são convidados para investigar e explorar a construção de partituras corporais e vocais para melhor aproveitamento do uso da palavra dentro e fora de cena.

   Público: interessados a partir de 16 anos

   Data: 15 de agosto, das 19h às 22h

   Local: Sede Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Centro

   Inscrições: até 4 de agosto pelo site. Matrícula online no dia 10 de agosto.

     O evento tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste, buscando o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento das diferenças e igualdades culturais. Esta edição do Circuito inaugura um novo rumo para o projeto, que agora acolhe também atividades de dança, literatura e música.

    Fonte: SP Escola de Teatro

assinatura-Bia

Deixe um comentário: